Trump pede grande corte dos juros na véspera de reunião do Fed

Trump pede grande corte dos juros na véspera de reunião do Fed

Presidente dos persiste em aumentar a pressão sobre o banco central americano, no momento em que o mercado é unânime sobre um anúncio de corte na quarta-feira (17)

EFE/EPA/AARON SCHWARTZ / POOL
Donald renova pedido por um grande corte nas taxas de juros antes da reunião de monetária do Fed na terça e na quarta-feira (16 e 17)

O presidente dos , , renovou, nesta segunda-feira (15), seu pedido por um grande corte nas taxas de juros antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central) na terça e na quarta-feira (16 e 17). Trump continua aumentando a pressão sobre o banco central americano, no momento em que o mercado é unânime sobre um anúncio de corte na quarta-feira. Em uma publicação em sua plataforma, Truth Social, Trump declarou que o presidente do Fed, Jerome Powell, “deve cortar as taxas de juros agora, e mais do que havia pensado”. O mandatário voltou a mencionar o dirigente da instituição financeira como “muito atrasado”, apelido que lhe atribuiu recentemente ao não reduzi-las.

O mercado espera um corte de 25 pontos-base no final de sua reunião de dois dias na quarta-feira, e todas as atenções estão voltadas para os comentários de Powell após o encontro. A medida de reduzir as taxas provavelmente impulsionará a maior do mundo no momento em que o enfraquece e os temores de recessão aumentam.

Este seria o primeiro corte dos juros em 2025, já que o Fed manteve os índices estáveis desde sua última redução em dezembro, enquanto os funcionários monitoram os efeitos inflacionários das tarifas de Trump. Embora a inflação permaneça notavelmente acima da meta anual de 2% do banco central americano, o impacto das tarifas parece limitado até o momento. Este contexto dá aos dirigentes de política monetária alguma margem para se concentrarem em fortalecer o mercado de trabalho, enquanto tentam se equilibrar entre manter os preços estáveis e atingir o objetivo de alcançar o pleno emprego.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

A pressão política também ofusca a reunião do banco com Stephen Miran, que preside o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, potencialmente confirmado como diretor do Fed horas antes do início do encontro. O Senado americano deve votar para avançar com sua nomeação nesta segunda-feira.

*Com informações da AFP

Publicado por Nícolas Robert



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!