O defensor público Thiago Josino Macêdo foi apresentado oficialmente como interventor do município de Turilândia. O anúncio foi feito durante coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (12), na sede da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em São Luís.
A indicação foi feita pelo governador Carlos Brandão. A intervenção estadual ocorre após o afastamento do prefeito, da vice-prefeita e de vereadores do município. Eles são investigados por suspeita de desvio de mais de R$ 56 milhões em recursos públicos. O caso é apurado pelo Ministério Público do Maranhão.
Durante a coletiva, Thiago Josino afirmou que assume a missão com responsabilidade.
“Recebi com muita satisfação e responsabilidade esse convite do governador para atuar nesse momento de reorganização da gestão em Turilândia. Estou ciente do compromisso que tenho com a seriedade, com a transparência, com a moralidade, com a correção e condução correta dos atos. A nossa missão na cidade será pautada com muita seriedade”, destacou.
Segundo o interventor, o primeiro passo será fazer um levantamento completo da situação administrativa do município. Ele informou que serão analisados contratos, orçamento e a situação financeira da prefeitura.
“Nesse primeiro momento, vamos fazer um relatório circunstancial sobre a situação encontrada no município nesse momento. É uma previsão que está na própria decisão que decretou a intervenção”, explicou.
O prazo para apresentação do relatório é de até 90 dias. Durante esse período, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também deverá realizar auditorias no município.
Thiago Josino ressaltou ainda que pretende atuar em diálogo permanente com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, o Ministério Público e o Judiciário. Segundo ele, a prioridade é reorganizar a gestão pública e garantir estabilidade administrativa para a população de Turilândia.
📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com




