As instituições públicas de ensino superior começaram, nesta quarta-feira (11), a convocar os candidatos selecionados pela lista de espera do Sisu 2026. O processo visa preencher as vagas remanescentes da chamada regular. Diferente da etapa anterior, a responsabilidade pela convocação e definição de prazos é de cada universidade ou instituto, o que exige que o estudante acompanhe as atualizações diretamente nos portais oficiais das instituições escolhidas.
Uma das novidades desta edição é a facilidade para candidatos com mais de 18 anos que utilizaram o Enem 2025 para certificação do Ensino Médio. O Inep disponibilizou uma declaração digital para pré-matrícula acessível via plataforma Gov.br.
Para obter o documento, o estudante deve ter alcançado ao menos 450 pontos em cada área do conhecimento e nota mínima de 500 na redação. Essa medida visa desburocratizar o ingresso de jovens e adultos no ensino superior.
O Sisu 2026 consolidou-se como a maior edição da história, com mais de 274 mil vagas em 136 instituições. Embora 99% das vagas tenham sido ocupadas na chamada regular, a lista de espera ainda movimenta milhares de oportunidades, especialmente nas modalidades de cotas, que representam 54,3% do total de vagas.
O Ministério da Educação reforça que o preenchimento segue rigorosamente a ordem de classificação e a modalidade de concorrência definida na inscrição.
Orientações para o candidato:
Consulte o site da universidade para a qual você manifestou interesse. Fique atento aos editais próprios, que detalham locais, horários e formas de envio (físico ou digital) dos documentos. As convocações da lista de espera podem ocorrer em múltiplas chamadas ao longo das próximas semanas.
Fonte: O Imparcial




