As bandas de Metal Slaughter to Prevail e Behemoth passaram por uma situação bem complicada na Turquia.
Autoridades turcas cancelaram os shows dos dois grupos afirmando que eles “ferem os valores do país”. O Slaughter to Prevail tinha uma apresentação marcada para a última terça-feira (10), já o Behemoth tocaria nesta quarta (11).
O comunicado oficial diz (via Whiplash):
Em decorrência dos preparativos para os shows a serem realizados no Centro de Artes Cênicas Zorlu, Palco Turkcell, dentro dos limites do nosso distrito, no dia 10 de fevereiro, às 21h30, com o grupo Slaughter To Prevail, e no dia 11 de fevereiro, às 21h30, com o grupo BEHEMOTH, observou-se que os eventos causaram reações negativas em diversos segmentos da sociedade devido à sua incompatibilidade com os nossos valores sociais.
Portanto, nos termos dos Artigos 17 e 22 da Lei nº 2911 sobre Reuniões e Manifestações e do Artigo 32/C da Lei nº 5442 sobre Administração Provincial; foi decidido que todos os tipos de concertos, festivais, programas de grupo e com ingressos, etc., eventos dentro do Zorlu PSM e do Zorlu Center estão PROIBIDOS por um período de 2 (dois) dias, das 00:01 do dia 10.02.2026 às 23:59 do dia 11.02.2026.
Behemoth e Slaughter to Prevail respondem
Alex Terrible, vocalista do STP, usou as redes sociais para falar sobre o acontecido. Primeiro, ele compartilhou um vídeo de uma emissora turca alegando que a banda russa é satanista. Ele respondeu:
Não somos satânicos. Somos uma banda de Death Metal brutal. Eu, pessoalmente, irei para Valhalla depois de morrer. Nosso guitarrista provavelmente irá para o inferno, pois ele é cristão ortodoxo. Povo da Turquia, eu amo vocês e respeito seu país e suas crenças religiosas. Mas não me chamem de satânico.
Logo em seguida, ele mesmo gravou um vídeo lamentando o cancelamento, onde diz:
Acabei de saber da notícia. O show na Turquia foi cancelado porque um grupo islâmico pressionou fortemente o governo, alegando que estávamos espalhando propaganda satânica, o que é completamente falso. Eu acredito em Deus. Nosso guitarrista, Jack Simmons, se apresenta com a cruz ortodoxa no peito. Mas não podemos fazer nada contra o governo turco, e somos convidados aqui. Então, com todo o respeito, não sei o que fazer. É uma situação muito triste.
Já o Behemoth divulgou um extenso comunicado falando sobre a situação e lamentando a decisão das autoridades. No texto, que você confere na íntegra abaixo, a banda de Metal chegou a citar censura e liberdade de expressão.
Leia:
Aos nossos fãs em Istambul e Ancara, lamentamos profundamente confirmar o cancelamento de nossas apresentações na Turquia. Apesar de termos esgotado todas as possibilidades ao longo do dia e de termos participado de extensas discussões, a decisão das autoridades locais permanece definitiva. Simplesmente não há mais nada que possamos fazer para revertê-la.
Os cancelamentos ocorrem após pressão de grupos religiosos que caracterizaram nossa arte como propaganda satânica e a consideraram inaceitável. Este é mais um exemplo de como a ideologia pode ser usada para suprimir a expressão artística e restringir a liberdade cultural. O Behemoth sempre defendeu a independência criativa e o direito dos artistas de se expressarem sem censura. A música não é uma ameaça, mas silenciá-la deveria preocupar qualquer pessoa que valorize a liberdade de expressão.
Aos que planejavam comparecer, que viajaram e que estavam prontos para compartilhar essa noite conosco, pedimos sinceras desculpas. Lutamos para que esses shows acontecessem e compartilhamos sua frustração e decepção. A Turquia tem alguns dos fãs mais apaixonados e dedicados do mundo e esperamos que chegue o dia em que possamos retornar a Istambul e Ancara e nos apresentar para vocês sem interferências. Até lá, agradecemos o apoio inabalável.
Complicado…
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!




