Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Rússia, na sexta-feira (18), no horário Local, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O tremor ocorreu a uma profundidade de 10km, informou o USGS. Após o primeiro tremor, outros quatro abalos sísmicos de magnitude 5 aconteceram em seguida.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, no Havaí, emitiu um alerta de tsunami após o terremoto.
O local atingido fica na mesma região em do forte tremor de 8,8 de julho, que foi caracterizado como o “mais forte em décadas”.
Após o terremoto em julho, fortes ondas atingiram a Rússia, o Japão e o estados americanos do Havaí, Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. Horas depois, os alertas de tsunami foram cancelados, mas ondas menores foram registradas.
Epicentro do terremoto
O epicentro do terremoto desta quinta-feira (18) fica na cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, a uma profundidade de 20,7 quilômetros, segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA).
O local, escassamente povoado, faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.
Fonte: CNN Brasil