Um alerta de chuva forte marca o final da semana na região Sudeste do Brasil. Embora o ciclone extratropical que estava na costa já tenha se afastado, ele deixou muitas instabilidades sobre os quatro estados da região. O corredor de umidade continua ativo desde o Norte até o Rio de Janeiro, intensificando as precipitações.
A previsão indica acumulados de até 200 milímetros de chuva principalmente entre o litoral norte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e também de Minas Gerais até domingo (8). A situação é especialmente preocupante porque o solo já está encharcado devido aos temporais dos últimos dias.
Transtornos já registrados
No litoral sul de São Paulo, apenas na quinta-feira (5), choveu cerca de 100 milímetros em apenas três horas no Guarujá. As sirenes de alerta foram acionadas na região devido ao risco de deslizamentos, que já foram registrados na Baixada Santista. Ruas ficaram alagadas e moradores foram alertados sobre os perigos.
Na região serrana do Rio de Janeiro, a chuva também causou transtornos significativos. Em Nova Friburgo, os acumulados chegaram a 200 milímetros nesta semana, valor acima do esperado para todo o mês. Como consequência, rios transbordaram, agravando a situação na região.
Na capital fluminense, são esperados até 30 milímetros de chuva nesta sexta-feira (6), com sensação de tempo abafado e temperatura máxima de 32 °C. Em São Paulo, o dia começou com chuva em alguns pontos, céu encoberto e previsão de pancadas mais intensas durante a tarde, com máxima prevista de 27 °C.
Outras regiões do país
A sexta-feira também será quente com temporais no centro-norte do país, principalmente na área que vai do Mato Grosso até o Pará. A situação é mais crítica entre o Amazonas e o Pará, com Manaus devendo registrar o maior volume de chuva entre as capitais brasileiras hoje, com acumulados de 40 milímetros.
No Nordeste, a chuva continua em grande parte da região, principalmente na Costa Norte, devido à atuação do sistema VECAM, que garante precipitações de um lado e tempo firme do outro.
No Sul do país, o sol predomina, mas uma nova frente fria se aproxima, trazendo chuva para o Rio Grande do Sul no fim de semana. Antes disso, o calor será intenso, com temperaturas chegando a 40 °C em cidades do interior. Em Porto Alegre, a máxima prevista para hoje é de 36 °C, devendo cair para 27 °C nos próximos dias, trazendo um alívio no calor que está acima do normal para esta época do ano.
📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil




