O longa ‘Hamnet – A Vida Antes de Hamlet’, indicado ao Oscar, está provocando um fenômeno cultural que vai além das telas. De acordo com a Reuters, a produção sobre a juventude de William Shakespeare gerou uma nova onda de turismo no centro da Inglaterra, especialmente na casa de infância do dramaturgo e no chalé de sua esposa, Anne Hathaway.
Embora o filme não tenha sido rodado em Stratford-upon-Avon, a conexão emocional com a história atraiu um público massivo. Richard Paterson, diretor do Shakespeare Birthplace Trust, afirma que o fluxo de visitantes, que costumava ser de 250 mil pessoas ao ano, cresceu entre 15% e 20% desde o lançamento em janeiro.
“Os números de visitantes aumentaram entre 15% e 20% em todos os locais desde que o filme foi lançado, em janeiro. E acredito que isso só vai continuar ao longo do ano. Eles querem especialmente ver a casa de Anne Hathaway e entender como a família vivia nesses espaços e na paisagem ao redor da propriedade… dá para perceber por que ele teria se sentido inspirado”, disse Richard Paterson, diretor de operações do Shakespeare Birthplace Trust.
Steven Spielberg faz história e, com ‘Hamnet’, quebra o próprio recorde no Oscar
De ‘O Agente Secreto‘ a ‘Pecadores‘: Onde assistir aos filmes indicados a Melhor Filme no Oscar 2026
Baseado no aclamado drama literário, ‘Hamnet – A Vida Antes de Hamlet’ foi um dos maiores destaques da lista de indicados deste ano. O longa é estrelado por Paul Mescal (‘Gladiador II’) e Jessie Buckley (‘Pequenas Cartas Obscenas’), cujas performances foram essenciais para levar a produção ao topo das apostas da Academia.
O projeto conquistou nada menos que oito nomeações ao maior prêmio do cinema, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção para Zhao e Melhor Atriz para Buckley. Infelizmente, Mescal foi esnobado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Os vencedores serão revelados no dia 15 de março.
Crítica | ‘Hamnet: A Vida Antes de Hamlet‘ é uma OBRA-PRIMA de Chloé Zhao [Festival do Rio 2025]
‘Hamnet – A Vida Antes de Hamlet’ tem estreia marcada nos cinemas nacionais para 26 de janeiro de 2026, mais de um mês após seu lançamento nos Estados Unidos.
O longa é uma adaptação do romance homônimo de Maggie O’Farrell.
Trata-se de uma ficção histórico que gira em torno de Agnes – a esposa do escritor mais famoso do mundo, William Shakespeare – enquanto ela luta para aceitar a perda de seu único filho, Hamnet. O romance traça as consequências emocionais, familiares e artísticas dessa perda, trazendo à vida uma história humana e emocionante como pano de fundo para a criação da peça mais famosa de Shakespeare, ‘Hamlet’.
Além de dirigir, Zhao assina o roteiro junto a O’Farrell.
Jessie Buckley, Paul Mescal and Joe Alwyn on the set of Chloé Zhao’s ‘HAMNET’ adaptation. https://t.co/LqXpaFHnQc
— Film Updates (@FilmUpdates) August 16, 2024
Fonte: CINEPOP




