Sem Ozzy, Geezer Butler recorre à IA para criar músicas novas

Sem Ozzy, Geezer Butler recorre à IA para criar músicas novas


Veja o resumo da notícia!





  • Geezer Butler, após o fim do , continua criando e utilizando para estruturar suas composições.
  • Butler usa IA para criar demos com vozes artificiais, auxiliando na apresentação das músicas aos cantores com quem colabora.
  • O baixista defende o uso consciente da IA como otimizador do processo criativo, complementando, e não substituindo, o artista.
  • A utilização de inteligência artificial por Geezer Butler reflete uma tendência crescente na musical para auxiliar na criação.

Prestes a lançar seu novo disco solo, o baixista Geezer Butler tem explorado novas possibilidades criativas ao incorporar inteligência artificial em seu processo de composição.

Após a despedida do Black Sabbath dos palcos, em julho de 2025, o músico de 76 anos revelou que segue “sempre compondo e tocando” e que o fluxo criativo deve resultar em um novo álbum. O diferencial, dessa vez, está na forma como a passou a atuar como ferramenta intermediária entre a ideia e o produto final.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento “Steel City Con”, na Pensilvânia, nos , Butler explicou que vem utilizando vozes geradas por IA nas demos para dar forma às letras que escreve.

Segundo ele, a tecnologia não substitui intérpretes humanos, mas serve como um recurso prático para estruturar as composições antes de apresentá-las aos cantores com quem pretende trabalhar (via IgorMiranda):

“Tenho um monte de material. Desde que fizemos o último do Black Sabbath, eu venho revisitando tudo que compus desde os anos 1980 e atualizando tudo. O que antes me segurava era o fato de eu não ter um cantor quando estou em casa, mas aí a inteligência artificial apareceu [risos]. Então, agora atualizei todas as minhas músicas e estou usando um cantor de IA para dar voz às letras. Assim, posso levar esse material aos cantores com quem vou trabalhar e dizer: ‘é isso que eu quero no álbum’, para que eles tenham uma ideia melhor.”

O baixista, no entanto, reconheceu que o uso de IA ainda gera resistência entre parte do público e de músicos, muitas vezes sendo encarado como uma forma de “trapaça”. Ainda assim, Geezer defendeu que, quando aplicada de maneira consciente, a tecnologia otimiza o processo criativo, sem eliminar o papel do artista humano:

“Antes, eu só tocava um riff de baixo ou algo do tipo e dizia: ‘você consegue cantar por cima disso?’ e me respondiam. Mas agora é muito melhor, porque você pode ficar no seu estúdio e fazer tudo com IA, e depois levar para músicos de verdade e deixar que eles assumam. Isso realmente me ajudou. Muita gente acha que isso é trapaça.”

Gostou da ideia?

Geezer Butler recorreu à IA para preparar seu novo álbum solo

A experiência de Geezer Butler reflete um movimento mais amplo na indústria musical, já que cada vez mais artistas têm recorrido à inteligência artificial para criar demos, simular arranjos, testar linhas vocais e estruturar canções, especialmente em fases iniciais de composição.

Embora o debate ético sobre autoria e originalidade siga em aberto, a IA vem sendo vista por muitos músicos como uma extensão das ferramentas tradicionais de estúdio, semelhante ao impacto que sintetizadores, samplers e softwares de gravação tiveram em décadas anteriores.

Mesmo com a adoção de novas tecnologias, Butler mantém sua identidade artística profundamente ligada à e do heavy metal, sendo o principal letrista da formação clássica do Black Sabbath.

Além do Sabbath, Butler integrou a banda solo de Ozzy Osbourne em diferentes períodos, participando de turnês e do álbum Ozzmosis (1995).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Brasileira aparecem nessa especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

📰 Leia a matéria completa no site original TMDQA!

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!
✕ Fechar publicidade