A advogada de defesa do rapper Sean “Diddy” Combs, 55, Nicole Westmoreland, está novamente reiterando o impacto que, segundo ela, o cantor causou na vida das pessoas. O magnata da música norte-americana voltou ao tribunal nesta sexta-feira (3) para a audiência em que o juiz deve dar sua sentença pelas condenações de transporte para prostituição.
“O Sr. Combs não é maior do que a vida — ele é apenas um ser humano, é apenas um homem e cometeu alguns erros. Ele tem falhas como todos nós temos”, disse Westmoreland. “Mas, Meritíssimo Juiz, quantos de nós podemos dizer que ajudamos tantas vidas?”
Ela destacou que Combs passou décadas ajudando outras pessoas para além do seu círculo íntimo.
“Não seria certo tirar isso dele porque ele cometeu erros. Não seria certo que o tribunal não considerasse os anos da vida que ele dedicou, que ele inspirou, e as inúmeras pessoas que ele ajudou”, disse ela.
Westmoreland acrescentou que Combs está “sentado em uma cela de prisão há 13 meses, lúcido e livre de drogas.”
“Ele está determinado. Ele está focado e está arrependido. Posso olhar para o tribunal e dizer que ele está arrependido porque passei quase todos os dias conversando com o Sr. Combs. Meritíssimo, ele entendeu, pura e simplesmente,” disse Westmoreland.
Qual deve ser a pena de Diddy?
Cada acusação pela qual Combs foi condenado acarreta uma pena máxima de 10 anos de prisão.
Os promotores federais dizem que Sean “Diddy” Combs deve pegar mais de 11 anos de prisão. Eles argumentam que o rapper merece uma pena pesada por abusar física e mentalmente de suas namoradas e funcionárias durante anos e não demonstrar remorso pelos crimes pelos quais foi condenado.
A defesa argumentou que o magnata do hip-hop deveria ser condenado a no máximo 14 meses de prisão, incluindo o tempo já cumprido. Eles afirmam que o juiz não deveria considerar nenhuma prova relacionada às acusações das quais ele foi absolvido, incluindo depoimentos sobre sua suposta coação às vítimas.
Se o juiz concordar com o pedido dos advogados de defesa, ele essencialmente garantirá a libertação iminente de Combs da detenção federal.
O departamento de liberdade condicional do tribunal, por sua vez, recomendou de 70 a 87 meses – entre 5 e 7 anos – de prisão para o magnata da música. O juiz disse hoje cedo que não vê motivo para se desviar dessas diretrizes — mas não saberemos com certeza qual será a sentença final até que ela seja proferida no tribunal.
*Com informações da CNN Internacional
Veja também: Vídeo flagra rapper Sean “Diddy” Combs agredindo mulher
Fonte: CNN Brasil