O terceiro e último dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro acontece nesta terça-feira (17/2), na Marquês de Sapucaí. A programação começa às 21h45, com quatro escolas entrando na avenida para fechar a disputa pelo título. As outras oito agremiações já passaram pelo Sambódromo no domingo (15/2) e na segunda-feira (16/2).
Abrindo a noite, a Paraíso do Tuiuti leva para a avenida o enredo Lonã Ifá Lukumi, com a proposta de apresentar uma vertente religiosa afro-cubana. Em seguida, a Unidos de Vila Isabel homenageia o artista Heitor dos Prazeres com o enredo Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África” exaltando a relação entre samba, cultura popular e ancestralidade.


Última noite na Sapucaí reúne homenagens e estreias no Carnaval
Eduardo Hollanda/RioCarnaval


Acadêmicos de Niterói desfila na Sapucaí
Alexandre Macieira/Riotur


Acadêmicos de Niterói em ensaio técnico na Sapucaí
Alex Ferro/Riotur




Beija-Flor no desfile do Carnaval carioca
Marco Terranova/Riotur


Beija-Flor no desfile do Carnaval carioca
Marco Terranova/Riotur
Na sequência, a Grande Rio aposta no manguebeat, movimento cultural que surgiu em Recife, nos anos 1990, misturando ritmos regionais como maracatu com rock, hip-hop e música eletrônica. Encerrando a programação, o Salgueiro vai homenagear a carnavalesca Rosa Magalhães, que morreu em julho de 2024, com um enredo dedicado à trajetória e ao legado da artista.
Terça-feira (17 de fevereiro)
- Paraíso do Tuiuti – 21h45
- Unidos de Vila Isabel – entre 23h20 e 23h30
- Acadêmicos do Grande Rio – entre 0h55 e 1h15
- Acadêmicos do Salgueiro – entre 2h30 e 3h
Fonte: Metropoles Entretenimento




