Rota de voo mais turbulenta do mundo fica na América do Sul; confira top 10

Rota de voo mais turbulenta do mundo fica na América do Sul; confira top 10

Rota de mais turbulenta do mundo fica na América do Sul; confira top 10
Antes de cruzar a cordilheira dos Andes de avião, é bom se preparar: a chance de enfrentar turbulência é grande. Quatro das dez rotas aéreas que mais “chacoalharam” em 2025 passam pela região, segundo o ranking anual do Turbli, site que monitora a intensidade desse fenômeno em comerciais.
Pelo segundo ano consecutivo, a rota considerada mais turbulenta do mundo liga o El Plumerillo (MDZ), em Mendoza, na Argentina, ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez (SCL), em Santiago, no Chile.
Outros trajetos da América do Sul também aparecem no levantamento, ocupando a 4ª, 5ª e 7ª posições. Nenhuma rota que passa pelo Brasil entrou na das dez mais turbulentas (veja o ranking abaixo).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Turbulência em voos pode triplicar até 2050 — veja como a aviação está se preparando
Avião
Unsplash/Ross Parmly
Rotas mais turbulentas 2025
g1/Gui Sousa
Assim como a América do Sul, a também se destaca no ranking e não é por acaso. Regiões montanhosas, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia favorecem correntes de vento, aumentando a probabilidade de turbulência durante o voo, segundo o Turbli.
Nas redes sociais, circulam vários vídeos que compartilham os “perrengues” com a turbulência. Confira alguns desses vídeo sobre os Andes.
Initial plugin text
Initial plugin text
➡️​Como o ranking é feito
O ranking é elaborado desde 2022 com base em dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos (NOAA) e do Met Office, serviço meteorológico oficial do .
A análise considera 10 mil rotas entre os 550 maiores do mundo. A cada mês, são monitorados 20 voos por trecho, e o resultado anual é a média dos dados coletados.
O Turbli mede a intensidade da turbulência em edr, índice que considera a velocidade dos ventos e a energia envolvida. Quanto maior o edr, mais forte é a turbulência.
De zero a 20 ela é considerada leve; de 20 a 40, moderada; de 40 a 60, forte; de 60 a 80, severa e de 80 a 100, extrema. No ranking, mesmo as rotas mais turbulentas não ultrapassaram o nível moderado.
Viagem de avião; passageira durante voo
Tim Gouw/Pexels
Avião
Unsplash/Mohammad Arrahmanur
Avião
Unsplash/emanuviews
Veja mais:
NYT coloca um brasileiro em lista de 52 lugares para conhecer em 2026; veja
Toronto cria ‘museu’ do presente ruim (e aceita doações)
Sem classe econômica: quanto custa fazer o voo mais longo do mundo?

📰 Leia a matéria completa no site original g1

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!
✕ Fechar publicidade