Ralf Schumacher: “Verstappen agora tem o ‘gene’ do Michael”

Ralf Schumacher: “Verstappen agora tem o ‘gene’ do Michael”

não venceu o Campeonato Mundial de em 2025. E, no entanto, poucos duvidam que esta tenha sido uma das temporadas que mais o fizeram se destacar. Lutar até a última corrida pelo título com um carro inferior ao da McLaren, ficar apenas dois pontos atrás de Lando Norris e manter a pressão durante todo o ano reforçou um sentimento que está se tornando cada vez mais difundido no paddock: Verstappen está em ‘outro mundo’.

Leia também:

E agora essa percepção vem de uma voz com particular autoridade. , ex-F1 e irmão de , foi rápido em traçar um paralelo impressionante entre o holandês e o heptacampeão mundial.

“Max adquiriu aquela qualidade extra, aquela habilidade e aquela aura que Michael também tinha: a capacidade de unir uma equipe ao seu redor, de liderá-la, de inspirá-la”, disse ele à F1-. “Ter pessoas que estejam dispostas a passar pelo fogo por você é crucial. Max agora também tem esse ‘gene’ de Michael”.

Uma declaração que vai muito além dos números. Porque 2025 não foi o ano de Verstappen em termos de títulos, mas foi o ano de Max em termos de impacto. A Red Bull não tinha o melhor carro do grid e, mesmo assim, o holandês levou a luta pelo campeonato para , forçando a McLaren e Norris a praticamente não cometerem erros.

Esse contexto é fundamental para entender por que muitos especialistas consideram essa temporada ainda mais significativa do que alguns de seus quatro campeonatos consecutivos. Verstappen não estava apenas lá: ele intimidou, pressionou e condicionou todos os finais de semana. Nas classificações, na corrida e nas reviravoltas impossíveis, ele sempre foi um adversário a ser considerado.

A capacidade de Verstappen de tirar o máximo proveito do carro

Ralf também destaca outro aspecto fundamental: sua capacidade de levar o carro muito além das expectativas.

“Max é alguém que pode extrair uma quantidade incrível de desempenho de um carro; vimos isso claramente em comparação com Yuki Tsunoda ou Liam Lawson”, disse o alemão, destacando também o salto do holandês como líder interno da equipe.

Pois se algo mudou em 2025, foi o papel de Verstappen na Red Bull. Ele não era mais apenas o piloto mais rápido, mas a peça fundamental em torno da qual todo o projeto girava em um ano difícil. Exatamente essa característica que fez de Michael Schumacher uma figura quase mítica na Ferrari.

E é aí que entra o conceito de ‘aura’. Aquela sensação de inevitabilidade que poucos pilotos na história já tiveram. Ayrton Senna. Michael Schumacher e, para muitos, agora Max Verstappen. Uma presença na pista que gera respeito – ou medo – e reduz a margem de erro para aqueles que lutam contra ele.

HAMILTON perdido? Red Bull? MCLAREN? Os PIORES DO ANO na F1 2025! | PODCAST MOTORSPORT.COM

Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no !

We want your opinion!

What would you like to see on Motorsport.com?

Take our 5 minute survey.

– The Motorsport.com Team

Fonte: UOL

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!