Prefeitura de Alcântara tem 60 dias para instalar medidores de internet em escolas

Prefeitura de Alcântara tem 60 dias para instalar medidores de internet em escolas

O Federal (MPF) recomendou ao prefeito de (MA), Nivaldo Araújo, e à secretária municipal de Educação, Neidilene Castro, que adotem medidas para melhorar o monitoramento da internet nas públicas da rede municipal.

De acordo com a recomendação, o município deve instalar, no prazo de 60 dias, o Medidor Educação Conectada em todas as escolas que possuem acesso à internet. A ferramenta permite acompanhar a qualidade da banda larga contratada e verificar se o atende às necessidades das unidades de ensino.

O objetivo é garantir que a conexão utilizada nas escolas tenha qualidade suficiente para atividades administrativas e pedagógicas.

A medida foi motivada por um diagnóstico realizado pelo Ministério Público pela Educação (MPEduc). O levantamento apontou a necessidade de melhorias na conexão de internet das escolas do município.

Segundo o MPF, o monitoramento da conectividade é importante para o cumprimento das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e na de Educação Conectada (PIEC). Essas políticas públicas buscam ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas e incentivar o uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

O MPF também orientou que, após a instalação dos medidores, a prefeitura informe, no prazo de 15 dias, a situação da internet em cada escola. O relatório deve detalhar se a conexão é utilizada apenas para atividades administrativas ou se também está disponível para professores e alunos.

Caso o município não apresente resposta ou não cumpra as orientações, o Ministério Público Federal poderá adotar medidas administrativas ou judiciais.

O Medidor Educação Conectada foi desenvolvido pelo Núcleo de e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o (). A ferramenta permite acompanhar a velocidade e a estabilidade da internet nas escolas, além de verificar se o serviço contratado oferece qualidade adequada para uso educacional.

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) é coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF. A iniciativa tem como objetivo verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão sendo cumpridas pelas redes de ensino.

Para isso, o Ministério Público realiza reuniões com a comunidade, aplica questionários, promove audiências públicas e visita escolas. Com base nas informações coletadas, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais adotem melhorias no sistema educacional.

📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!