Os hondurenhos vão às urnas neste domingo (30) para votar em uma eleição presidencial acirrada. As urnas serão abertas às 10h, no horário de Brasília.
As últimas pesquisas mostram Nasry “Tito” Asfura, candidato conservador do Partido Nacional e ex-presidente da Câmara da capital Tegucigalpa, praticamente empatado com a ex-ministra da Defesa Rixi Moncada, do partido governista de esquerda LIBRE, e o apresentador de televisão Salvador Nasralla, candidato centrista do Partido Liberal.
Honduras é governada desde 2021 pela presidente Xiomara Castro, que estabeleceu laços próximos com Cuba e Venezuela, dois países envolvidos em profundas crises econômicas e de direitos humanos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou apoio público a Asfura, chamando-o de “o único verdadeiro amigo da liberdade em Honduras”. Em uma postagem na Truth Social, o presidente americano disse que os EUA não “jogarão dinheiro” a Honduras se Asfura não vencer a eleição.
Qualquer candidato que obtenha maioria simples neste domingo governará o país entre 2026 e 2030. Alguns analistas políticos temem que mais de um candidato possa reivindicar a vitória, dada a proximidade da disputa.
Além do presidente, os eleitores votarão para todos os 128 membros do Congresso e milhares de autoridades locais.
Fonte: CNN Brasil




