Pesquisa do IFMA cria solução com IA para monitorar porões de navios no Porto do Itaqui

Pesquisa do IFMA cria solução com IA para monitorar porões de navios no Porto do Itaqui

IA do IFMA cria método mais seguro e barato para operações no Porto do Itaqui (Foto: Divulgação)

Uma desenvolvida no Instituto Federal do (IFMA) propõe uma alternativa inovadora para monitorar o fechamento dos porões de navios graneleiros no Porto do Itaqui, etapa essencial para evitar perdas de carga, riscos operacionais e atrasos durante operações de carregamento.

O método foi criado pelo pesquisador Omar Andres Carmona Cortes, professor do IFMA – Campus Monte Castelo, que utiliza redes neurais convolucionais para detectar com precisão o momento do fechamento. A solução, baseada em , promete substituir o uso do Lidar, usada em outros portos do país, mas que demanda alto investimento e infraestrutura complexa.

Enquanto o Lidar escaneia o com precisão, o processo é lento e caro. A nova abordagem exige apenas uma câmera, que pode ser fixa ou instalada em drones, reduzindo custos e aumentando a ao eliminar a necessidade de verificações manuais — hoje realizadas no Itaqui e que expõem trabalhadores a riscos.

A pesquisa já rendeu ao professor o Porto do Itaqui, na categoria Artigo Científico, iniciativa da Emap e da Fapema. O trabalho surgiu dentro do programa MTIC Futuro, parceria do MCTI com a Softex, que estimula o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial no país.

Segundo Omar Cortes, além de aperfeiçoar as operações portuárias, o projeto contribui para a formação de profissionais especializados em aprendizado de máquina, fortalecendo o ecossistema de ciência e tecnologia no Maranhão.

Fonte: Jornal Pequeno

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade