Osmar Gomes toma posse como presidente da Academia Ludovicense de Letras

Osmar Gomes toma posse como presidente da Academia Ludovicense de Letras

Em uma solenidade marcada por aplausos e grande presença de autoridades, o juiz de Direito e escritor Osmar Gomes foi empossado oficialmente como presidente da Academia Ludovicense de Letras (ALL) para o biênio 2026–2027. O evento reuniu representantes de diversos setores, além de familiares, amigos e admiradores do novo dirigente.

Ao discursar, Osmar Gomes ressaltou o compromisso com a , com a cidade de e com a valorização da literatura maranhense. Segundo ele, a presidência da Academia representa um propósito de serviço e diálogo. “Não se trata de vaidade ou poder, mas do desejo de servir à cultura e à nossa cidade. A ALL seguirá como um espaço de portas abertas, renovação e respeito à literária da nossa Atenas Brasileira”, afirmou, sob aplausos.

A posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal ocorreu junto com a abertura oficial do ano acadêmico da instituição. A cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira (5), no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, e marcou o início de um novo ciclo para a ALL — Casa de Maria Firmina dos Reis.

O evento contou com a participação de membros de academias de letras de diferentes regiões do e de outros estados, além de escritores, artistas, poetas, advogados e representantes de entidades culturais, religiosas e militares. Também estiveram presentes integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da OAB e do público em geral.

Entre as autoridades, destacaram-se o ex-governador João Alberto; o ex-presidente estadual do MDB, Marcos Brandão; o presidente e o vice eleitos do Tribunal de do Maranhão, Ricardo Duailibe e Gervásio ; o presidente da OAB-MA, Kaio Saraiva; o desembargador federal Alberto Tavares; os Osmar Filho e Dr. Yglésio; os vereadores Clara Gomes, Nato Júnior e Octávio Soeiro; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo; e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, José Augusto Oliveira, entre outros.

Homenagens e reconhecimento

Durante a solenidade, o então presidente da ALL, Sanatiel Pereira, que esteve à frente da instituição no biênio 2024–2025, realizou a transmissão oficial do cargo. Na sequência, a desembargadora e acadêmica Sônia Amaral destacou a trajetória pessoal e literária de Osmar Gomes. O novo presidente também foi homenageado pela Academia Maranhense de Letras Infantojuvenil e pela Cia. Joana Bitencourt. O Coral São João abrilhantou a cerimônia com uma apresentação musical.

Novos rumos para a ALL

Prestando-se a completar 13 anos de fundação em agosto de 2026, a Academia Ludovicense de Letras inicia uma nova fase com metas voltadas à ampliação de sua atuação cultural. A diretoria empossada tem Roberto Franklin como vice-presidente; Vinícius Bógea como secretário-geral; Francisco Batalha e Mirian Angelim como 1º e 2º secretários; e André González e Vavá Melo como 1º e 2º tesoureiros. O Conselho Fiscal é formado por Sanatiel Pereira, Daniel Blume e Ceres Fernandes, com suplência de Jucey Santana, Dilercy Aragão Adler e Agenor Almeida.

O plano de gestão está organizado em eixos estratégicos que incluem a difusão da produção literária, a aproximação da Academia com a comunidade, o fortalecimento do diálogo com escolas, universidades e espaços culturais, além da articulação com instituições públicas e privadas para ampliar o papel da ALL no desenvolvimento intelectual e social da capital.

“Nossa proposta é construir pontes, não muros. Respeitar a memória literária, mas também dialogar com as narrativas contemporâneas da nossa cidade”, destacou Osmar Gomes.

Entre as ações previstas estão o incentivo à produção literária local e regional, a realização de atividades formativas, a ampliação de parcerias institucionais e intercâmbios culturais com países de língua portuguesa e nações historicamente ligadas a São Luís, como , , França e Inglaterra.

Também figuram como prioridades a busca por uma sede própria; a consolidação da Biblioteca Professor Wilson Pires Ferro, inaugurada em fevereiro; a criação do Clube do Livro; a preservação da memória literária maranhense; o estímulo ao lançamento de obras dos acadêmicos; e a participação ativa da ALL em eventos culturais locais e nacionais.

Sobre Osmar Gomes

Natural de Cajari (MA), Osmar Gomes tem 63 anos e atua como magistrado, escritor e cronista. Integrante da Academia Ludovicense de Letras desde a sua fundação, ocupa a cadeira nº 14. É autor de dezenas de livros, poemas e artigos literários e científicos, com participação em eventos no Brasil e no exterior, além de premiações em importantes bienais do livro, como as de São Paulo e do .

A Academia Ludovicense de Letras

Fundada em 10 de agosto de 2013, a Academia Ludovicense de Letras — Casa de Maria Firmina dos Reis — reúne atualmente 40 membros, entre confrades e confreiras, de diferentes gerações e estilos literários. Criada durante as comemorações dos 400 anos de São Luís, a instituição tem atuação voltada à preservação e valorização da memória cultural da capital maranhense. Ao longo de sua história, foi presidida por Roque Pires Macatrão, Dilercy Aragão Adler, Antonio Noberto, Daniel Blume, Jucey Santana e Sanatiel Jesus Pereira.

Fonte: O Imparcial

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!