os melhores papéis de um dos atores mais PRESTIGIADOS da sétima arte

os melhores papéis de um dos atores mais PRESTIGIADOS da sétima arte

O mundo da arte sofreu uma grande perda recente: o icônico ator Robert Duvall, conhecido por seu aclamado trabalho na trilogia ‘O Poderoso ão’ e em longas como ‘Apocalypse Now’‘Rede de Intrigas’, morreu neste último dia 15 de fevereiro em sua casa em Middleburg, Virgínia, aos 95 anos de idade.

Com uma carreira que se estendeu por prestigiadas sete , Duvall é considerado um dos maiores atores de todos os tempos. Começando sua carreira com pequenos papéis televisivos, ele ganhou proeminência a partir dos anos 1960, estabelecendo-se como um renomado artista ao conquistar uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Tom Hagen em ‘O Poderoso Chefão’.

Duvall conquistou outras seis indicações ao Oscar, por seu trabalho nas produções ‘Apocalypse Now’ (1979), ‘The Great Santini’ (1981), ‘A Força do Carinho’ (1983, este lhe rendendo a vitória na categoria de Melhor Ator), ‘O Apóstolo (1997), ‘A Qualquer Preço’ (1998) e ‘O Juiz’ (2014).

Pensando nisso, preparamos uma breve explorando seus melhores papéis no cinema.

Veja abaixo:

MAJOR FRANK BURNS, M.A.S.H. (1970)

Duvall sempre teve uma capacidade memorável de se reinventar – e, após ter feito sua estreia oficial no cenário cinematográfico em 1962, com a adaptação de ‘O Sol É Para Todos’, ele demonstrou suas camaleônicas habilidades com vários clássicos, como é o caso da de guerra ‘M.A.S.H.’, dirigido pelo saudoso Robert Altman.

Na produção, o astro dá vida ao Major Frank Burns, transformando-o em um personagem sombrio, genuinamente detestável e com inclinações para um perigoso fanatismo religioso que o eternizaram como um dos mais memoráveis da pop. Navegando pela hilária sátira bélica que se desenrola nas telonas, Duvall fez um trabalho incrível ao encarnar o incompetente e hipócrita antagonista da trama – motivo pelo qual merece menção na nossa lista.

Em 1972, Francis Ford Coppola entregou ao mundo um dos melhores da história do cinema – ‘O Poderoso Chefão’. Contando com um elenco estelar que incluiu Marlon Brando e Al Pacino, o longa-metragem foi o início de uma espetacular trilogia que, até hoje, estende seu legado a gerações de cineastas e artistas envolvidos com a sétima arte. E, é claro, Duvall não ficaria de fora desse icônico projeto.

Aparecendo tanto no capítulo inicial quanto na sequência, o astro interpretou Thomas “Tom” Hagen, conselheiro e advogado da família criminosa Corleone, chefiada pelo influente Vito (Brando). Ele também é um membro informalmente adotado da família protagonista da narrativa – e o trabalho do ator lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

A comédia satírica ‘Rede de Intrigas’ é uma das melhores do gênero, tendo conquistado nada menos que quatro estatuetas do Oscar além de uma indicação à categoria de Melhor . Contando com nomes como Peter Finch (em seu papel final), Faye Dunaway e Duvall, o longa dirigido por Sidney Lumet acompanha uma emissora de que enfrenta baixos índices de público – até que, em uma noite, o âncora do segmento de notícias tem um surto psicótico que transforma o em um sucesso inesperado.

Na produção, Duvall interpreta Hackett, um executivo corporativo implacável da Union Broadcasting System (UBS). Atuando como o principal antagonista corporativo do filme, ele explora o colapso mental do âncora de notícias Howard Beale (Finch) para aumentar a audiência da televisão, declarando que a emissora é uma “rede de prostituição” que precisa aceitar qualquer coisa para sobreviver.

Retomando parceria com Coppola, Duvall foi um dos integrantes do aclamado épico de guerra psicológico ‘Apocalypse Now’, que, assim como ‘O Poderoso Chefão’, é considerado uma das obras-primas não apenas da carreira do diretor como da sétima arte. Não é surpresa que a produção tenha conquistado oito indicações ao Oscar, incluindo uma de Melhor Ator Coadjuvante para Duvall.

No longa-metragem, o astro eternizou uma das falas mais memoráveis do cinema, “eu amo o cheiro de napalm pela manhã”, proferida pelo controverso Tenente-Coronel Bill Kilgore enquanto uma praia de surfe é bombardeada por uma perigosa arma de fogo. Para encarná-lo, Duvall consultou militares a fim de retratar o personagem como um oficial do exército durão e inflexível, mostrando mais uma vez sua inegável versatilidade performática.

Em 1983, Duvall foi escalado como o protagonista do elogiado drama faroeste ‘A Força do Carinho’. Dirigido por Bruce Beresford, a trama trouxe o astro no papel de Mac Sledge, um cantor de música country decadente e alcoólatra que encontra redenção e uma nova vida no interior do . Após acordar em um motel de beira de estrada, ele encontra trabalho com a jovem viúva Rosa Lee (Tess Harper) e seu filho, formando uma família enquanto confronta seu passado, o vício e uma carreira musical estagnada.

Mergulhando em temáticas muito humanas que incluem a importância do amor e da família – e uma metáfora para a redenção espiritual que emerge na construção de Mac -, o longa se tornou um dos queridinhos da crítica à época de lançamento, conquistando cinco indicações ao Oscar e garantindo a Duvall a merecida estatueta de Melhor Ator por seu irretocável trabalho.

Após algumas décadas como membro inestimável da sétima arte, era natural que Duvall se interessasse pelo ofício de fazer filmes – e encontrou sucesso inenarrável em 1997, quando não apenas dirigiu, como estrelou, roteirizou e financiou o aplaudido drama gótico ‘O Apóstolo’. Explorando a espiritualidade e as contradições da própria fé, Duvall se lançou a uma profunda exploração da psique humana que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar.

Aqui, somos levados ao final dos anos 1930, no Texas, e acompanhamos o astro como Sonny Dewey, um pastor Pentecostal conhecido pelos seus modos excêntricos. Traído pela esposa, ele se descontrola, agride o amante dela e o deixa em coma. Pouco depois, Sonny percebe que precisará se mudar do estado e refazer sua trajetória na religião.

Fonte: CINEPOP

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!