Obras da COP30: áreas sofrem com depredações em menos de 1 ano

Obras da COP30: áreas sofrem com depredações em menos de 1 ano

Menos de um ano após a entrega de obras ligadas à preparação de Belém para a Conferência da sobre (COP30), registros de furtos, vandalismo e depredações já fazem parte da rotina em dois dos principais espaços de da capital: o Parque Linear da Doca e a Nova Tamandaré.

Comerciantes, trabalhadores e frequentadores relatam prejuízos constantes e dificuldades para manter o funcionamento dos equipamentos públicos.

Desde a dos espaços públicos, mais de 5 pessoas já foram presas após furtar fiações elétricas. Ao longo da Doca, o cenário é de deterioração com portas quebradas e banheiros depredados.

Segundo relatos de trabalhadores, os problemas começaram com pequenos danos, como torneiras arrancadas, e foram se agravando com o .

Os principais alvos das ações criminosas são os quiosques e lanchonetes instalados na área. Na Nova Tamandaré, a situação foi ao extremo e também exigiu intervenções recentes do poder público.

Em dezembro de 2025, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Urbana (Sezel) de Belém, fez reparos e recompôs equipamentos urbanos após registros de vandalismo no espaço.

Na ocasião, foram instaladas oito bituqueiras e seis novas lixeiras, além da retirada de estruturas danificadas. Ainda segundo a Sezel, 3 guarda-sóis e 6 lixeiras que haviam sido vandalizadas precisaram ser removidos e substituídos.

Comerciantes, trabalhadores e frequentadores relatam prejuízos constantes e dificuldades para manter o funcionamento dos equipamentos públicos • Agência Belém

Em relação à , a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que a mantém policiamento preventivo e ações ostensivas nas áreas da Nova Doca e da Tamandaré.

A Segup esclareceu ainda que, nos casos em que há registro de ocorrências, a Polícia Civil é responsável pela apuração dos fatos, seguindo os procedimentos legais.

Em nota, a de Belém, disse que a Guarda Municipal de Belém (GMB) realiza rondas diárias de patrulhamento nos parques lineares da capital, incluindo a Doca e a Tamandaré.

E que além disso, o município ampliou o monitoramento , com a instalação de 40 câmeras de segurança nos parques lineares.

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!