O jornal O Imparcial foi homenageado durante o IX Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura, realizado no último sábado (30), no Teatro Napoleão Ewerton, em São Luís. O reconhecimento foi concedido pela contribuição histórica do veículo à formação crítica da sociedade maranhense por meio da informação, com destaque para a divulgação do turismo e da cultura do estado.
A cerimônia reuniu profissionais, empreendedores, gestores públicos, pesquisadores, comunicadores e representantes de comunidades tradicionais de diversas regiões do estado, consolidando o prêmio como o verdadeiro “Oscar do turismo maranhense”.
A homenagem ao O Imparcial, que neste ano completa 100 anos de existência, integrou o rol de reconhecimentos especiais da nona edição do Prêmio Cazumbá, que destacou trajetórias e iniciativas com impacto direto no fortalecimento do turismo e da identidade cultural maranhense ao longo dos anos.
Além da homenagem ao veículo, a premiação reconheceu iniciativas e personalidades em diferentes categorias. Entre os vencedores estiveram o Brisamar Hotel & Spa, na categoria hospedagem pelo Maranhão; a agência Dona Viagem, como receptivo que encanta; o restaurante Flor de Vinagreira, em gastronomia em São Luís; e a Comunidade Bar da Hora, de Barreirinhas, como case de turismo responsável.
Também foram premiados o Sebrae Maranhão, na categoria gestão institucional; o Conselho Municipal de Turismo de São Luís, como instância de governança; e o professor Marcelo Saldanha, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), reconhecido como pensador do turismo maranhense. As personalidades do turismo 2025 foram Flávia Nadler, no feminino, e Maurício Feijó, no masculino.
O Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura chegou à sua nona edição celebrando trajetórias, projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento do turismo no Maranhão, com expectativa voltada para a edição comemorativa de dez anos do evento.
Fonte: O Imparcial




