MPF recomenda ao DSEI que todos os indígenas Ka’apor recebam atendimento de saúde após conflitos internos

MPF recomenda ao DSEI que todos os indígenas Ka’apor recebam atendimento de saúde após conflitos internos

O Federal () enviou uma recomendação ao Distrito Sanitário Especial Indígena do (DSEI/MA) para que o atendimento a seja garantindo igualitariamente aos indígenas da etnia Ka’apor que vivem na Terra Indígena Alto Turiaçu, localizada na região oeste do Maranhão.

A comunidade fica localizada na divisa do Maranhão com o Pará e após conflitos internos o MPF decidiu intervir na situação.

O órgão tem 15 dias para informar as providências adotadas, sob pena de medidas judiciais.

De acordo com o documento, o Ministério recebeu relatos de que profissionais do DSEI estariam sendo pressionados por integrantes da comunidade a não prestar atendimento a determinados grupos, em razão de divergências internas entre representantes Ka’apor.

O MPF informou que as providências imediatas para garantir assistência médica a todos os indígenas. Além da decisão, foi recomendada a implementação de mecanismos de diálogo institucional com as diferentes formas de organização social da comunidade Ka’apor, garantindo tratamento equitativo e evitando práticas que possam aprofundar vulnerabilidades ou gerar discriminação indireta.

O documento também foi enviado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ao Ministério da Saúde, ao Conselho Distrital de Saúde Indígena e às lideranças da etnia Ka’apor.

📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!