Morre Claudia Cardinale, musa do cinema italiano, aos 87 anos

Morre Claudia Cardinale, musa do cinema italiano, aos 87 anos

Entre os trabalhos mais memoráveis da atriz estão clássicos como ‘8 1/2′ (1963), de Federico Fellini, e ‘Era uma vez no Oeste’ (1968), de Sergio Leone’; a causa da morte não foi revelada

ReproduçãoClaudia Cardinale em cena de ‘Era uma vez no Oeste’, do cineasta Sergio Leone

A atriz Claudia Cardinale, ícone do cinema italiano, faleceu aos 87 anos nesta terça-feira (23), em sua casa na França. A foi confirmada por seu agente à agência France Presse. A causa da morte não foi revelada. Nascida na Tunísia, filha de pais italianos, Claudia ganhou destaque em 1957 ao vencer o de “Menina italiana mais bonita na Tunísia”, prêmio que lhe garantiu uma viagem à Itália, onde iniciou sua carreira no cinema, firmando contratos que a levaram rapidamente ao estrelato. Entre seus trabalhos mais memoráveis estão clássicos como “8 1/2” (1963), de Federico Fellini, e “Era uma vez no Oeste” (1968), de Sergio Leone.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ao longo de sua trajetória, integrou elencos de algumas das produções europeias mais prestigiadas das décadas de 1960 e 1970, além de atuar em como “A Pantera Cor-de-Rosa” (1963) e “O Leopardo” (1963). Seu último trabalho foi no longa “The Island of Forgiveness” (2022), coprodução entre Itália e Tunísia.

Relembre a trajetória da artista

Tinha 22 anos quando Luchino Visconti lhe deu uma oportunidade em “Rocco e Seus Irmãos” e repetiram a colaboração no clássico “O Leopardo” (1963), ao lado de Burt Lancaster e Alain Delon. Ao mesmo tempo filmou outra obra-prima de Fellini, “8½”.

“Visconti, detalhista, meticuloso como no teatro, me falava em francês e queria que eu fosse morena com o cabelo comprido”, recordou. “Fellini, caótico e sem , falava comigo em italiano e me queria loira com cabelo curto. São os dois filmes mais importantes da minha vida”, declarou a atriz ao Le Monde em 2017.

a chamava, mas essa jovem de voz rouca se negava a se estabelecer na Meca do cinema. Apesar disso, conquistou os americanos com “A Pantera Cor-de-Rosa” (1963), de Blake Edwards, e depois com “O Mundo do Circo” (1964), de Henry Hathaway, interpretando a filha de Rita Hayworth.

Depois de “Vagas Estrelas da Ursa”, de Visconti, em que vestiu o vestido de noiva da mãe do diretor, atuou como a heroína de “Era uma Vez no Oeste”, de Sergio Leone (1968). O napolitano Pasquale Squitieri, seu companheiro durante quase 30 anos, seu “único amor” e pai de sua filha Claudia, a dirigiu em dez filmes de 1974 a 2011. Ao longo de sua carreira, recebeu o Prêmio Pasinetti de Melhor Atriz em 1984 (em Veneza, por “Claretta”, de Pasquale Squitieri), o Leão de Ouro em 1993 em Veneza e o Urso de Ouro em 2002 em Berlim.

Atuou em quase 150 longas-metragens. Ferrenha opositora da estética, a atriz recomendou certa vez às jovens aspirantes a não “aceitar tudo por um papel que possa te prejudicar ou dar a impressão de estar se vendendo”.

Mãe em segredo

Aos 20 anos, “me tornei a heroína de um conto de fadas, o símbolo de um país cujo idioma mal falava”, escreveu a atriz morena em seu livro de memórias “Mes étoiles” (Minhas estrelas, tradução livre). Mas no início de sua carreira sua voz foi dublada, até o “8½” (1963), no qual Federico Fellini exigiu que falasse em italiano.

Ocultando a gravidez, fez suas primeiras aparições no filme de detetives “Aquele Caso Maldito” e na comédia cult “Os Eternos ” (1958) com Marcello Mastroianni e Vittorio Gassman. O produtor Franco Cristaldi tornou-se seu mentor. Depois de dar à luz em segredo em , convenceu a jovem atriz a confiar o filho aos pais.

O menino, Patrick, seria oficialmente seu irmão mais novo até que ela revelasse a verdade sete anos depois. Após “A Moça com a Valise” (1962), o público a batizou de “a noiva da Itália”.

 

*Reportagem produzida com auxílio de IA e AFP

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!