Morre aos 99 anos o professor que criou o conceito moderno de agronegócio

Morre aos 99 anos o professor que criou o conceito moderno de agronegócio

Professor de Harvard e criador do conceito de agronegócio, Ray Goldberg, morreu aos 99 anos. Goldberg foi um dos principais responsáveis por transformar a forma como a agricultura passou a ser entendida, não apenas como produção rural, mas como um sistema integrado que envolve insumos, processamento, logística, distribuição e .

Na década de 50, ele e o professor John Davis, da Universidade de Harvard, constataram que as atividades rurais e aquelas ligadas a elas não poderiam viver isoladas. Utilizando fundamentos de teoria econômica sobre as cadeias integradas, desenvolveram uma metodologia de  da cadeia agro alimentar e cunharam o termo agribusiness, que sintetizava essa nova visão.

Após formular em 1954 o conceito de agribusiness (agronegócio), participou da criação da International Food and Agribusiness Management Association, entidade voltada ao debate global sobre avanços em alimentos e agronegócio.

Goldberg exerceu forte influência na formação de lideranças do setor, entre elas o professor Marcos Fava Neves, que lamentou publicamente sua morte. Fava destacou também a inspiração deixada a nomes como Ney Bittencourt de Araújo, Ivan Wedekin e Decio Zylbersztajn, além da influência indireta na criação de centros de estudo do agronegócio no .

Análise integrada do sistema agroalimentar

Professor da Harvard Business School por décadas, Goldberg consolidou nos anos 1950 a visão do agronegócio como uma cadeia coordenada, que vai do campo ao consumidor final. Sua abordagem incentivava a análise integrada do sistema agroalimentar, com uso de estudos de caso de empresas e foco em gestão, inovação e consciência ambiental.

Natural da Dakota do Norte, graduou-se pela Harvard University em 1948, concluiu o MBA em 1950 e obteve doutorado em Agrícola pela University of Minnesota em 1952.

Em 1955, criou com Davis o de Agronegócios de Harvard. Entre 1970 e 1997, ocupou a cátedra Moffett de Agricultura e Negócios e liderou a iniciativa. Depois de se tornar professor emérito, continuou à frente de seminários de alta gestão em agronegócios. Também lecionou em um curso sobre  Alimentar e agronegócio na Escola de  John F. Kennedy, de Harvard e coordenou seminários sobre clima e impactos no sistema alimentar global.

Goldberg foi ainda professor honorário da Royal Agricultural University, no , e atuou no comitê conjunto de Negócios, , Políticas Públicas, Políticas de Consumo e do sistema alimentar dos Estados Unidos. Em 2001, recebeu o Distinguished Service Award da Harvard Business School.

Sua contribuição ultrapassou fronteiras e ajudou a consolidar o agronegócio como conceito central de organização produtiva em diversos países, especialmente no Brasil, tornando-se referência mundial como um dos pais do agronegócio moderno.

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!