Maranhão fecha 2025 com 31,7 mil novos empregos, diz Caged

Maranhão fecha 2025 com 31,7 mil novos empregos, diz Caged

O mercado de trabalho no encerrou o ano de 2025 com saldo positivo. De acordo com o Novo (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego). O estado registrou 31.713 novos postos de trabalho com carteira assinada ao longo do ano.

O desempenho maranhense contribuiu diretamente para o protagonismo do , que gerou 347,9 mil vagas e alcançou a maior taxa de crescimento regional do país (+4,38%), superando a média nacional.

Apesar de não figurar no topo nacional em números absolutos, liderado por São Paulo e Rio de Janeiro, o Maranhão manteve uma trajetória de estabilidade. O saldo coloca o estado em uma posição estratégica dentro do , atrás apenas de gigantes como , e Ceará.

Contudo, como é de praxe no mercado de trabalho brasileiro, o último mês do ano trouxe um “resfriamento”. Em dezembro, o Maranhão sentiu o impacto da sazonalidade e do encerramento de contratos temporários, registrando o fechamento de 4.084 vagas.

No panorama nacional, o fechou o ciclo de 2025 com 1.279.498 novos vínculos ativos. número é o resultado de um volume massivo de movimentações: 26,59 milhões de admissões contra 25,32 milhões de desligamentos.

Embora o sado seja positivo e o estoque total de trabalhadores tenha atingindo 48,47 milhões, o resultado de 2025 acende um sinal amarelo: este foi o menor volume de contratações anuais desde 2020, ano marcado pelo auge da pandemia de Covid-19.

Tanto no Maranhão quanto no resto do país, o setor de Serviços foi o grande motor da empregabilidade, gerando mais de 758 mil vagas em nível nacional. A e a Construção Civil também fecharam o ano no azul, embora tenham sido os setores que mais sofreram cortes no mês de dezembro em todo o território nacional.

Em relação à remuneração, o médio real de admissão em dezembro de 2025 foi de R$ 2.303,78. O valor representa um ganho real (acima da inflação) de 2,55% em comparação ao mesmo período de 2024, indicando uma recuperação gradual do poder de compra, mesmo diante de um cenário de desaceleração econômica no fechamento do ano.

O Caged é o principal termômetro da empregabilidade formal no Brasil. Ele funciona como um registro administrativo que contabiliza exclusivamente as contratações e demissões sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!