O Governo Federal já distribuiu mais de 390 mil antenas parabólicas digitais no Maranhão por meio de ações coordenadas pelo Ministério das Comunicações. As entregas gratuitas ocorreram pelos programas Siga Antenado, encerrado em junho do ano passado, e Brasil Antenado, que concluiu a fase A e segue com as etapas B e C.
A iniciativa foi criada para atender famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, após a necessidade de desativação das parabólicas tradicionais, que utilizavam a mesma faixa de frequência do sinal 5G. Para evitar que essas famílias ficassem sem acesso à televisão aberta, o governo passou a distribuir kits com a nova tecnologia via satélite.
As antenas digitais oferecem mais de 100 canais com imagem e som em qualidade digital, sem chiados ou interferências.Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a televisão segue como um dos principais meios de informação do país.
“Ela está presente em 95% dos lares brasileiros e cumpre papel fundamental na difusão de informação, cultura, educação e entretenimento, especialmente nas regiões mais distantes dos grandes centros”, afirmou.
As ações contemplaram os 217 municípios maranhenses até o momento. A execução dos programas é responsabilidade da Entidade Administradora da Faixa (EAF), instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e vinculada ao ministério.
Além da distribuição das antenas, a EAF atua na limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a implantação do 5G, na implementação de infovias na Região Amazônica e no desenvolvimento de redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Diferenças entre os programasNo Siga Antenado, era necessário que a residência já possuísse a parabólica antiga instalada. Já no Brasil Antenado, a exigência foi retirada, ampliando o benefício a todas as famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas.
Nesta etapa, que segue até junho, o ministério selecionou 323 municípios com baixa ou inexistente cobertura de TV terrestre.
O conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI), Edson Holanda, destacou que os resultados refletem planejamento técnico e estratégias de mobilização adaptadas às realidades regionais.
Já o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, ressaltou que a integração entre os órgãos foi decisiva para garantir a ampliação do acesso à TV aberta com qualidade.
A CEO da EAF, Gina Marques Duarte, afirmou que o Brasil Antenado reforça o compromisso de assegurar que nenhuma família fique sem sinal gratuito de televisão, ampliando a inclusão digital no país.
Novas etapasA fase A do Brasil Antenado foi concluída em dezembro, mas as instalações seguem até junho de 2026. Ao todo, o programa alcançará mais de 320 municípios em 16 estados.
Na fase B, prevista até 13 de março, 138 cidades serão atendidas, incluindo municípios do Maranhão, Tocantins, Pará, Roraima e Piauí. Já a fase C contemplará 108 cidades em oito estados — Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Sul — até 13 de junho.
Como agendarFamílias inscritas no CadÚnico nas cidades selecionadas podem solicitar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também atende via WhatsApp.
*Fonte: GOV
Fonte: O Imparcial




