Mais de 300 sul-coreanos são detidos por trabalho ilegal em fábrica da Hyundai nos EUA

Mais de 300 sul-coreanos são detidos por trabalho ilegal em fábrica da Hyundai nos EUA

Segundo autoridades americanas, a operação na fábrica situada em Ellabell, no estado da Geórgia, foi a maior em um único local na cruzada anti-imigratória de

Bureau Of Alcohol, Tobacco, Firearms And Explosives/NYTBatida do Departamento de dos em fábrica da montadora Hyundai na Geórgia

Mais de 300 sul-coreanos estavam entre as 475 pessoas detidas esta semana em uma operação migratória em uma fábrica de baterias da Hyundai e da LG Energy Solution no dos Estados Unidos, informou o governo da Coreia do Sul neste sábado (6). Segundo as autoridades americanas, a operação na fábrica situada em Ellabell, no estado da Geórgia, foi a maior em um único local na cruzada anti-imigratória do . Em Seul, o ministro de Assuntos Exteriores sul-coreano, Cho Hyun, disse, em uma reunião de emergência, que dos 475 detidos, “acredita-se que mais de 300 sejam nossos cidadãos”.

“Estamos profundamente preocupados e sentimos uma grande responsabilidade por este assunto”, declarou, dizendo-se disposto a viajar a Washington para se reunir com as autoridades, se necessário. Consultado por jornalistas na sexta-feira, Trump apoiou o trabalho do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE). “Diria que eram ilegais e que o ICE só estava fazendo seu trabalho”, disse.

Durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, Steven Schrank, agente especial do Departamento de Segurança Nacional (DHS) em Atlanta, assinalou que a operação, realizada na quinta-feira, foi consequência de uma “investigação penal sobre denúncias de práticas de trabalho ilegais e graves delitos federais”. Os 475 detidos estavam “presentes ilegalmente nos Estados Unidos” e “trabalhando de forma ilegal” e foram postos à disposição do ICE para sua possível expulsão, afirmou.

Antes das declarações de Cho, o governo sul-coreano já tinha instado Washington a respeitar os direitos de seus cidadãos. “As atividades econômicas dos nossos investidores e os direitos e interesses legítimos de nossos nacionais não devem ser injustamente violados no curso da aplicação da lei nos Estados Unidos”, disse à imprensa o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores sul-coreano, Lee Jae-woong.

Investimentos bilionários

A operação de quinta-feira ocorreu em uma fábrica de baterias para . A LG Energy Solution informou, neste sábado, que do total de detidos, 47 (46 sul-coreanos e um indonésio) eram funcionários diretos da empresa, enquanto cerca de 250 eram terceirizados. A Hyundai informou, na sexta-feira, não ter conhecimento de que algum dos detidos fosse “empregado diretamente” na empresa. Segundo o governo Trump, alguns dos detidos tinham atravessado ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos, outros tinham chegado com vistos que os proibiam de trabalhar ou tinham excedido a duração de seus vistos de trabalho.

“Esta operação destaca nosso compromisso em proteger empregos para os georgianos e os americanos, assegurar uma concorrência justa para as empresas que cumprem a lei, salvaguardar a integridade da nossa e proteger os trabalhadores da exploração”, ressaltou Schrank. A Coreia do Sul, a quarta maior economia da Ásia, é uma fabricante estratégica de automóveis e produtora de eletrônicos, com várias fábricas nos Estados Unidos. Em julho, Seul se comprometeu a investir US$ 350 bilhões (R$ 1,96 trilhão, em cotação da época) em território americano após as ameaças tarifárias de Trump, que busca ressuscitar o setor manufatureiro dos Estados Unidos.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O republicano iniciou seu segundo mandato em janeiro com a promessa de implementar o maior de expulsão de imigrantes da história do país. Desde então, seu governo adotou medidas duras contra as aproximadamente 11 milhões de pessoas em situação migratória irregular nos Estados Unidos.

*Com informações da AFP 

 



Fonte: Jovem Pan

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!