Lula diz que aliança entre Brasil e Índia é fundamental para Sul global

Lula diz que aliança entre Brasil e Índia é fundamental para Sul global

O Luiz Inácio da Silva (PT) falou sobre a importância da relação do com a Índia em encontro com o primeiro-ministro Narendra Modi durante uma visita a Nova Délhi na madrugada deste sábado (21).

“O olhar do Brasil para a Índia é um olhar muito esperançoso. Nós temos na Índia um país com muitas similaridades. Apesar da diferença de quantidade de habitantes, vários dos nossos problemas são similares. Nossos conhecimentos científico e tecnológico estão próximos”, disse.

“Se nós trabalharmos , a gente vai fortalecer a relação bilateral, Brasil e Índia. A gente vai fortalecer a nossa relação com a América do Sul e a gente vai fortalecer o Sul global para que a gente não entre nunca mais numa guerra fria entre duas potências”, concluiu.

Lula chegou à Índia no dia 18 de fevereiro para uma de oito dias pela Á. O presidente está acompanhado de uma comitiva composta de 11 ministros, quatro e outras autoridades. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, embarcou com o presidente, mas seguiu viagem direto para Seul, capital da Coreia do Sul, onde Lula também cumpre agenda a partir do dia 23 de fevereiro.

A viagem acontece no momento de maior proximidade na relação entre Brasil e Índia, tanto no campo geopolítico como econômico.

Nos últimos dois anos, aumentou o número de missões empresariais brasileiras no país asiático, e também se intensificaram projetos conjuntos em defesa, , e inovação.

A indiana cresce em ritmo acelerado, de mais de 6% ao ano, em média nos últimos cinco anos, e o país se consolida como um dos principais polos industriais e tecnológicos do mundo em desenvolvimento.

Os dois países também estão sendo cada vez mais assertivos no cenário geopolítico, defendendo posições similares, por exemplo, com relação à defesa do multilateralismo, do livre comércio e na tentativa de ampliar o peso do chamado Sul global em todos os fóruns internacionais.

Publicado por Marina Toledo, com informações de Américo Martins

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!