Goverdo federal e o Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciaram a criação de um escritório de emergência para combater o crime organizado
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais, na noite desta quarta-feira (29), para falar sobre a megaoperação do Rio de Janeiro que deixou 119 mortos. “Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades”, afirmou Lula em uma publicação no X, antigo Twitter. “Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador”, escreveu o presidente.
“Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco”, continuou, reforçando a necessidade da aprovação da PEC da Segurança Pública. “Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas”, finalizou,
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Na noite desta quarta, o governo federal e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciaram a criação de um escritório de emergência para combater o crime organizado. “Dentro do possível, vamos cooperar para sair o mais rápido possível dessa crise de segurança. Disponibilizamos algumas vagas nos presídios federais. Disponibilizamos peritos que podem ser convocados”. “Vamos tomar algumas medidas emergenciais e o escritório de enfrentamento, onde vamos conjugar as forças estaduais e federais. Tem o sentido de não criar uma força burocrática, e sim para tomar decisões rapidamente até que a crise seja superada”, acrescentou o ministro.
A decisão foi tomada após a megaoperação policial que resultou na morte de ao menos 119 suspeitos. Em coletiva, Castro afirmou que a união das forças é essencial para garantir segurança à população. “Independente de erros ou acertos, saímos daqui hoje com uma grande oportunidade”, declarou o governador.
Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador.
Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e…
— Lula (@LulaOficial) October 29, 2025
Fonte: Jovem Pan




