A cantora e compositora Letrux transforma uma lembrança da infância no ponto de partida de um espetáculo que foge ao convencional. Ao lado do músico Thiago Vivas, a vocalista apresenta o Alfabeto Sonoro, show que dedica uma canção ou poema a cada letra do abecedário, rigorosamente em ordem alfabética.
A ideia nasceu do amor pelas palavras e de uma memória marcante do período de alfabetização. “Eu lembro até hoje da professora da alfabetização fazendo um A e ela falando ‘abelha’. Eu juro que senti um barato, como poucas vezes”, revelou Letrux ao Metrópoles. “Tem o barato do álcool, barato do tananã, mas aquilo também me deu um barato.”


Alfabeto Sonoro, com Letrux e Thiago Vivas Daniela Alvares
Divulgação


Alfabeto Sonoro, com Letrux e Thiago Vivas
Divulgação




Alfabeto Sonoro, com Letrux e Thiago Vivas
Divulgação
Escritora, filha de professora e amante da linguagem, a artista carrega essa sensação até a vida adulta. “Acho que me alfabetizar foi uma coisa que mudou muito minha vida, então eu quero prestar uma homenagem ao alfabeto”, refletiu.
No palco, violão e piano conduzem o público por uma travessia que vai de Cazuza a Nirvana, misturando estilos, línguas e também composições autorais. O resultado é uma experiência que alterna diferentes emoções ao percorrer todas as letras do abecedário.
A poesia tem papel central na montagem, em diálogo com a tradição de artistas como Maria Bethânia, que consagrou a alternância entre música e declamação nos palcos. “Sinto que as pessoas têm preconceito com poesia. Isso é uma besteira, porque poesia é uma coisa maravilhosa”, afirma.
Entre os momentos preferidos da cantora está a letra S, marcada por Sugar In My Bowl, de Nina Simone, uma de suas musas. Ao imaginar-se como letra, ela escolhe duas favoritas. “Se eu fosse uma vogal, seria a letra I. Se eu fosse uma consoante, acho que eu seria a letra M, só para desenhar o mar, para parecer que está desenhado o mar”, refletiu.
O Alfabeto Sonoro chega a Brasília em 5 de março e integra a programação do Night Lab, realizado no Sesi Lab, que reúne oficinas, apresentações musicais e artes visuais.
Futuro musical
Letrux tem três álbuns de estúdio. O primeiro, Noite de Climão, lançado em 2017, retrata a agitação de uma noite intensa. Aos Prantos, de 2020, surgiu em meio à pandemia e mergulha em emoções mais densas. Já A Mulher Girafa, de 2023, revela uma artista mais cômica e livre.
Agora, ela prepara um trabalho descrito como “mais intimista”, que combina atmosferas dos discos antecessores.
“Vem uma mistura desses três climas que eu criei. Um clima meio soturno, com os Prantos, um clima meio sexy, com o Climão e um clima meio bobo com A Mulher Girafa. Acho que eu consegui juntar um pouco desses ambientes malucos”, revelou.
Serviço
Night Lab – Língua e Palavra
Local: SESI Lab – Brasília
Data: 5 de março de 2026
Horário: 19h à 0h
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)
Vendas por meio do site do SESI Lab
Fonte: Metropoles Entretenimento


![Neve Campbell revela QUAL sua sequência de ‘Pânico’ favorita e qual foi a mais difícil de filmar [EXCLUSIVO] Neve Campbell revela QUAL sua sequência de ‘Pânico’ favorita e qual foi a mais difícil de filmar [EXCLUSIVO]](https://i3.wp.com/cinepop.com.br/wp-content/uploads/2026/02/NeveCampbellentrevista-1.jpg?ssl=1)

