Veja o resumo da notícia!
- Leoni desmistifica ‘Como Eu Quero’, revelando crítica ao romantismo idealizado e relações baseadas em projeções irreais e expectativas.
- O compositor explica que a canção critica a busca por um amor idealizado em vez de aceitar a pessoa real, tema presente em outras obras.
- Leoni relativiza sua imagem de romântico, contrastando o amor idealizado com o relacionamento real e a aceitação do outro.
Leoni compartilhou recentemente uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do clássico “Como Eu Quero”, explicando uma interpretação bem menos óbvia comparada à que é feita pelo grande público.
O ex-Kid Abelha apontou em conversa com Rafael Bittencourt no canal Amplifica que a canção lançada em 1984 no disco Seu Espião não celebra o romantismo idealizado. Na verdade, ela serve como uma crítica direta a esse tipo de relação baseada em projeções e expectativas irreais:
“‘Diz pra eu ficar muda, faz caras de mistério’, tá dando ordem. Eu tô dizendo o que que você tem que ser. ‘Longe do meu domínio, você vai de mal a pior’.”
Ao ser questionado pelo cofundador do Angra se ele tinha consciência no momento da composição de que estava pensando em um companheiro tóxico, Leoni respondeu:
“Tinha. Mas não era só um tóxico, isso era meio padrão. Era romantismo na época. Principalmente para quem é jovem naquela época. Você tem uma ideia de amor, você não vai atrás de uma pessoa. Você não se encanta por uma pessoa. Você se encanta com a pessoa que chega perto daquela imagem. E essa música fala disso. Aliás, ‘Só Pro Meu Prazer’ também fala disso. ‘E eu te recriei só pro meu prazer’.”
Leoni e o verdadeiro significado de hits da carreira
O compositor apontou que, apesar de trazer essa abordagem, muita gente insiste em vê-lo como um compositor romântico, algo que ele relativiza:
“Eu tenho várias músicas contra o amor romântico. Só que as pessoas acham que eu sou o romântico. Não, assim, eu até sou romântico no sentido em que eu me apaixonei pela minha mulher. Eu estou casado com a minha mulher, mas eu não sou casado com uma ideia de pessoa. Eu sou casado com ela.
Essa música era muito cínica. A gente perde grandes oportunidades na vida assim, né? Porque a gente não está satisfeito com aquela pessoa não porque não está satisfeito com ela, mas porque ela não está correspondendo ao que a gente achava que ela devia ser. Então, em vez de você aproveitar aquela pessoa de verdade, você fica comparando com um modelo.”
Faz sentido, né? Confira na publicação abaixo o depoimento de Leoni e em seguida relembre o clássico “Como Eu Quero”!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!
📰 Leia a matéria completa no site original TMDQA!




