João Fonseca já sabe o caminho que deve trilhar na edição 2026 do Rio Open. Esta será a quarta participação da sensação do tênis no saibro carioca.
O tenista brasileiro encara um adversário que sairá da fase de Qualifying, que conta com jogadores de pior ranking. O ATP 500 do Rio vai até o dia 22 de fevereiro.
João Fonseca é a grande estrela de sua geração no esporte, e sua estreia profissional aconteceu no Rio Open. Em 2022, ele chegou a ser sparring, treinando em uma edição que contou com grandes astros, como Carlos Alcaraz.
As participações de João Fonseca
Sua primeira participação na chave principal aconteceu em 2023, quando recebeu convite da organização do torneio e ocupava a posição de número 827 no ranking.
O carioca, que tinha apenas 16 anos na época, caiu logo na estreia para o eslovaco Alex Molcan, então número 54 do mundo.
Em 2024, a melhor participação dele no Rio Open. Duas vitórias até a eliminação nas quartas de final.
Na estreia, vitória de 2 sets a 0 contra o francês Arthur Fils. Depois, João Fonseca superou Cristian Garin, do Chile. Nas quartas, o brasileiro caiu para o argentino Mariano Navone, de virada.
João Fonseca chegou como grande promessa no Rio Open em 2025, mas decepcionou logo na estreia. Naquela ocasião, o tenista vinha de um título no ATP 250 de Buenos Aires, mas, mesmo com a empolgação, caiu no saibro carioca para o francês Alexandre Muller.
“O Rio Open é um torneio muito especial para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui como torcida, como sparring, foi onde joguei meu primeiro ATP… Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do alto nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou animado para disputar mais uma edição em casa, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira”, comentou o tenista ao site oficial do torneio.
João Fonseca no Rio Open
- 2025 – caiu na estreia
- 2024 – caiu nas quartas de final
- 2023 – caiu na estreia




