Atenção aos motoristas do estado de São Paulo: começa nesta segunda-feira (12) o calendário de pagamento com desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026.
Aqueles que seguirem o calendário e quitarem o imposto em janeiro podem fazê-lo à vista — com desconto de 3% — ou parcelado em até cinco vezes.
O calendário segue o final da placa de cada veículo. Confira:
Lembrando que é possível fazer o pagamento em fevereiro, mas o motorista perde o desconto e a possibilidade de parcelamento, tendo que quitar o valor de uma vez só.
Além disso, a tabela segue os mesmos valores do ano passado: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas, caminhonetes, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para veículos de locadoras.
É possível acessar o valor devido no Sivei (Sistema de Veículos), uma página simplificada no site da Sefaz-SP.
Parcelamento
O parcelamento pode ser feito desde que o valor total do IPVA seja igual ou superior a R$ 38,42 — o equivalente a dez Unidades Fiscais de São Paulo.
Em caso de valores menores, o parcelamento pode ser feito em três ou quatro parcelas.
Aqueles que seguirem o calendário e quitarem o imposto em janeiro podem fazê-lo à vista — com desconto de 3% — ou parcelado em até cinco vezes.
Veja o calendário completo de parcelamento para carros, caminhonetes, ônibus e motos:
Como pagar
Por meio do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), o motorista pode fazer o pagamento na instituição financeira de sua escolha.
É possível pagar pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelo banco.
Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Para além do pagamento em Pix, as formas tradicionais de pagamento estão mantidas, como TED, DOC, boleto, cartão de crédito e dinheiro.
Atraso no IPVA
Quem atrasar no pagamento fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia e juros com base na taxa Selic. Passados dois meses, o percentual fixo da multa se baseia em 20% do valor do imposto.




