Impasse nas emendas ameaça votação da LDO no Congresso

Impasse nas emendas ameaça votação da LDO no Congresso

Sob reserva, parlamentar da Comissão Mista de Orçamento afirma que colegiado só votará Lei de Diretrizes Orçamentárias quando pagamento for efetuado

Marcos Oliveira/Agência SenadoReunião da CMO nesta terça-feira (14) foi suspensa por falta de acordo

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) está ameaçada também pela insatisfação de parlamentares com o atraso na liberação de emendas. Segundo uma fonte, o ainda não efetuou o pagamento das emendas da Comissão Mista de Orçamento (CMO) referentes ao ano passado, o que levou membros do colegiado a ameaçar boicotar a votação. “A CMO não vota até resolver o pagamento das emendas”, afirmou a fonte sob reserva.

O governo alega que o atraso se deve à necessidade de ajustar as contas públicas, agravada pela derrota na Câmara da Medida Provisória 1303, que previa alternativas ao aumento do IOF para garantir o cumprimento da meta fiscal.

A sessão conjunta do Congresso Nacional para análise da LDO e dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental está marcada para esta quinta-feira (16). A intenção do presidente do Congresso é aprovar a LDO ainda neste mês, de modo a permitir a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) dentro do prazo e evitar novos atrasos.

Enviada ao Congresso em abril, a proposta da LDO prevê um reajuste de 7,4% no de R$ 1.518 para R$ 1.630. O relator do texto, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), já apresentou o parecer. O presidente da CMO, senador Efraim Filho (União-PB), afirmou que pretende votar o texto na comissão antes da sessão do Congresso, mas a reunião desta terça-feira (14) foi suspensa por falta de acordo.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

Durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Efraim alertou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o risco do impasse: “Não votar o Orçamento neste ano é um jogo perde-perde. É ruim para o governo, é ruim para o Congresso e é ruim para o país.”



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!