O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste sábado (21) que a Casa vai priorizar, na próxima semana, a votação do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
O anúncio foi feito por meio da rede social X (antigo Twitter).
Hugo Motta destacou a necessidade de garantir estabilidade nas relações comerciais internacionais diante de um cenário de incertezas globais.
“Com as incertezas acerca da imposição de tarifas pelos Estados Unidos, resta ao Brasil lutar pela previsibilidade nas relações comerciais internacionais. Por isso, priorizaremos a votação do acordo Mercosul-UE para a próxima semana”, escreveu o parlamentar.
Segundo ele, o acordo é estratégico para ampliar o comércio exterior brasileiro e reduzir barreiras em um contexto de instabilidade no mercado internacional.
O presidente da Câmara anunciou o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) como relator da matéria.
De acordo com Motta, a escolha levou em conta a experiência do parlamentar, que já foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e participou da construção do tratado.
“Estou designando como relator o deputado Marcos Pereira, que foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e também participou da construção desse tratado tão aguardado por 26 anos”, ressaltou.
O acordo Mercosul–União Europeia é visto por setores do governo e do Congresso como um instrumento para fortalecer a inserção do Brasil no comércio internacional, ampliar mercados para produtos brasileiros e reduzir entraves tarifários.
A votação na Câmara é considerada etapa decisiva para o avanço da agenda comercial brasileira em um cenário global marcado por tensões e disputas econômicas.
Fonte: Correio Braziliense
Fonte: O Imparcial




