Hoje é sexta-feira 13! Não é comum termos essa data sempre, mas quando ela chega, rapidamente se torna motivo de comemoração para os cinéfilos. É claro, em especial os fãs do gênero mais assustador de todos: o terror. Primeiro, porque o dia é muito associado ao azar e foi inclusive patenteado como a marca de uma das franquias mais duradouras da sétima arte. Mas também porque significa que não precisamos esperar até o dia 31 de outubro, no Halloween, para celebrarmos assistindo aos nossos filmes preferidos do gênero. Para ajudar a entrar no clima desta sexta, que também marca o início do carnaval aqui no Brasil, separamos 10 filmes recentes do gênero, muitos que acabaram de chegar às principais plataformas de streaming. Confira e programe-se.
Recordista de indicações na história do Oscar, com 16 nomeações (o recorde anterior era 14), ‘Pecadores‘ é o mais recente filme do diretor Ryan Coogler, de ‘Pantera Negra‘ e ‘Creed‘. Protagonizado por Michael B. Jordan (indicado ao Oscar), ele atua em papel duplo, interpretando os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que acabaram de voltar de Chicago (onde trabalharam para Al Capone) para o Mississippi com o sonho de terem um clube noturno. Porém, a noite de inauguração se mostrará um grande divisor de águas em suas vidas. O terror aqui só começa na segunda metade do longa. Disponível na HBO Max.

Por falar em filmes de terror com indicações ao Oscar, ‘A Hora do Mal‘ foi o segundo mais badalado de 2025, atrás apenas de ‘Pecadores‘ (que muitos não classificariam apenas como um filme de terror – existe muito mais por trás do filme). Aqui temos a nova produção de Zach Cregger, que havia chamado atenção com ‘Noites Brutais‘ em 2022. Aqui, ele conseguiu ainda mais sucesso, com a história de mistério envolvendo o desaparecimento de uma classe inteira de crianças em uma escola, exceto um único aluno. A professora fica na mira e os pais exigem uma explicação, porém, a verdade é muito mais sombria do que todos esperam. A veterana Amy Madigan foi indicada ao Oscar por seu desempenho como a macabra tia Gladys. Disponível na HBO Max.

Está atualmente em cartaz nos cinemas do Brasil e do resto do mundo o filme ‘Extermínio – O Templo dos Ossos‘. Contando oficialmente, este é o quarto filme dentro da franquia ‘Extermínio‘, que começou em 2003. O longa original é considerado revolucionário, por mostrar pela primeira vez a epidemia zumbi de um ângulo mais realista, com contaminados super velozes, como se tivessem recebido uma enorme descarga de adrenalina misturada com raiva. Todos os três filmes da franquia estão disponíveis na HBO Max, incluindo este recente ‘A Evolução‘, uma sequência legado abordando um novo aspecto (moradores de uma ilha intocada), em especial uma família lidando com seu próprio drama. Em especial o terceiro filme tem ligação direta com o que está atualmente nos cinemas, sendo assim é uma ótima oportunidade para uma sessão dupla. Disponível na HBO Max.

Por falar em sequências tardias de sucessos do passado, o primeiro ‘Premonição‘ sacudiu as coisas no gênero no ano 2000, ao apresentar um slasher juvenil no qual o vilão era a própria morte. Uma sacada de gênio, o roteiro apresentava estudantes saindo de um voo destinado à tragédia, graças à premonição de um dos colegas. Agora, a morte está atrás de cada um deles. Com o passar dos anos, vieram as inevitáveis sequências, que apenas iam repetindo a fórmula e a desgastando. Até 2011, quando saiu o quinto e até então último. Mas nada como um dia após o outro. Quatorze anos depois, o público pôde descansar e sentir falta da franquia, e toda uma nova geração que não conhecia os filmes anteriores foi formada. Ajuda o fato de o filme ter agradado bastante os fãs. Disponível na HBO Max.

Mistura de terror e comédia, com elementos fantásticos, o destaque aqui é a presença de Jenna Ortega (musa teen de ‘Wandinha‘, ‘Pânico 5‘ e ‘Beetlejuice 2‘) no elenco. Ela vive a filha de Paul Rudd, indo a uma reunião de negócios ao lado do pai. No caminho, eles acidentalmente atropelam e matam uma criatura, que eles acreditam ser a figura mitológica conhecida como unicórnio. Eles levam o bicho morto para a casa do patrão dele, e lá descobrem as qualidades medicinais contidas em partes do animal. Mas nem tudo são flores, porque os pais do bichinho também aparecem em busca de vingança. Disponível na Amazon Prime Video.

O tempo em que as produções de terror eram coisa de nicho, mal vistas pelo grande público e pelas principais premiações ficou para trás. Para termos uma ideia, além dos dois itens acima citados, que obtiveram indicações ao Oscar, agora chega mais um. ‘Frankenstein‘, o clássico literário escrito ainda em 1816, é um dos maiores expoentes do terror gótico. Afinal, aqui temos um brilhante cientista, enlouquecendo com a capacidade de brincar de Deus e reviver um cadáver, o qual construiu mesclando as melhores partes de pessoas mortas costuraras em um único ser. Aqui temos de tudo, desde profanação dos mortos, até a completa falta de ética medicinal. Mas o que temos também é uma das histórias mais arrebatadoras da humanidade, que fala justamente sobre o que é ser humano. Ano passado foi a vez do veterano Guillermo del Toro dar seu estilo único para esta história, trazendo um monstro “galã”, e recebendo 9 indicações ao Oscar por sua obra. Disponível na Netflix.

Por falar em contos clássicos de horror, a figura do vampiro foi sempre uma das mais emblemáticas do gênero. Aqui temos uma subversão da história dos sugadores de sangue, criada pelos mesmos diretores de ‘Pânico 5‘, ‘Pânico 6‘ e ‘Casamento Sangrento‘. Pegando o gancho do terror sobrenatural novamente, a dupla de cineastas conhecidos como ‘Radio Silence‘, confeccionou uma história sobre um grupo de criminosos que sequestram uma menininha, após sua aula de balé. A expectativa era pelo dinheiro do resgate de seu rico pai. Porém, a realidade é outra, já que essa criança aparentemente inofensiva esconde um grande segredo sobre sua identidade. No elenco recheado, os destaques são para Melissa Barrera e Kathryn Newton. Disponível na Netflix.

Seguindo por diretores especialistas no gênero do terror, agora chega à lista o cineasta Osgood Perkins. Para quem não conhece, ele é o responsável pelo sucesso cult ‘Longlegs – Vínculo Mortal‘, que traz uma performance completamente assustadora de Nicolas Cage. Um detalhe sobre o diretor é que seu pai é um verdadeiro ícone do cinema e do gênero, o ator Anthony Perkins, o eterno Norman Bates de ‘Psicose‘, de Alfred Hitchcock. Aqui, o diretor adapta para as telonas um dos macabros contos de Stephen King, outro mestre do gênero, sobre um brinquedo na forma de um macaco tocador de tambor, que traz consigo uma terrível maldição. O filme mistura horror e humor. Disponível na Amazon Prime Video.

De um mestre para outro. Na lista já tivemos diversos diretores badalados, nomes como Guillermo del Toro, Ryan Coogler, Zach Cregger e Osgood Perkins. Poucos, no entanto, são tão badalados dentro do gênero do que Robert Eggers, o pai do “terror moderno”. Desde que surgiu em cena com ‘A Bruxa‘ (2015), Eggers vem sendo enaltecido pela galerinha cult, que curte um terror mais alternativão, que passa fora dos cinemas de shopping e que não depende de uma fórmula convencional do gênero (o que inclui jumpscares). De lá para cá, o prestígio e a adoração em torno do diretor só aumentaram. Seu último trabalho, uma reimaginação de ‘Nosferatu‘ apenas intensificou tal pensamento. Disponível na Amazon Prime Video.

No mundo do cinema, assim como na vida, tudo está conectado. Por falar em ‘Extermínio – Templo dos Ossos‘, quem dirige tal filme é a talentosa Nia DaCosta. O quarto ‘Extermínio‘ vem sendo extremamente elogiado. A diretora, no entanto, já havia demonstrado talento no gênero em sua parceria com ninguém menos que Jordan Peele. A dupla resolveu trazer ‘Candyman‘ para os novos tempos, em um filme que, infelizmente, se tornou conhecido por menos pessoas do que deveria. Esse é um dos melhores filmes que quase ninguém viu. É preciso levar em conta que o terror ‘Candyman‘, de 1992, já é por si só uma obra cult – menos popular do que merecia. Essa revitalização da marca ocorreu de uma forma precisa e completamente antenada aos tempos de hoje. No elenco, talentos como Yahya Abdul-Mateen II, Teyonah Parris e Colman Domingo. Disponível na Amazon Prime Video.
Fonte: CINEPOP




