Haddad afirma não haver motivo para preocupação quanto ao cumprimento das metas fiscais do governo

Haddad afirma não haver motivo para preocupação quanto ao cumprimento das metas fiscais do governo

Ministro da Fazenda destacou que, mais do que o alcance dos objetivos, é preciso focar no ‘resultado econômico’ gerado pelo esforço fiscal do  

Diogo Zacarias/MFO ministro da Fazenda, Fernando Haddad,

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (29) que não vê motivo para preocupação em relação ao cumprimento das metas fiscais do governo. Segundo Haddad, mais importante do que o cumprimento da meta em si, é preciso focar no “resultado econômico” do esforço fiscal do governo. As declarações foram feitas durante participação de Haddad em evento do Itaú BBA, em .

Ele também negou que haverá qualquer tentativa de mudança de meta do resultado primário para o ano que vem e que todos os ministérios da equipe econômica estão “alinhados” em relação ao cumprimento do alvo, que em 2026 é de um superávit primário de 0,25% do (PIB). Ao comentar sobre a necessidade de equilíbrio fiscal, Haddad também disse que é importante lembrar que o próprio crescimento do PIB contribui para a melhora do ambiente fiscal. “Eu já disse e repito: não acredito que o consiga estruturar as contas públicas sem olhar também para a questão do crescimento. Isso se confunde com leniência com a inflação”, afirmou o ministro.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

Haddad também lembrou que novos gastos, que não existiam antes, ganharam “peso” no Orçamento, como as emendas parlamentares e os precatórios. “Até pouco tempo atrás, as emendas eram coisa de R$ 5 bilhões. Hoje estão em R$ 53 bilhões. Alguém lembrou que precisava de uma fonte de financiamento para honrar essas emendas?”, questionou o ministro. Apesar dessas questões, o ministro da Fazenda defendeu que, na média dos últimos dez anos, o gasto público estava em 19,5% do PIB e que hoje está abaixo de 19%, e que isso acontece sem que houvesse cortes em áreas essenciais, como a educação.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

 



Fonte: Jovem Pan

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade