Hacker que forjou alvará de soltura para fugir da cadeia é preso no Rio

Hacker que forjou alvará de soltura para fugir da cadeia é preso no Rio

A Polícia Civil de prendeu, na tarde desta quarta-feira (14), um hacker suspeito de fraudar alvarás de soltura no Sistema do Conselho Nacional de (CNJ).

A foi confirmada pelo governador Romeu Zema (Partido Novo) nas . Segundo o chefe do executivo mineiro, o homem foi localizado por agentes no .

O suspeito foi identificado como Ricardo Lopes de Araújo, de 32 anos. Ele é conhecido pelo vulgo “Dom”.

Segundo apuração da CNN , Ricardo teria fugido da cadeia com o uso de um alvará falsificado e beneficiado outros colegas com o mesmo método, sendo eles, Wanderson Henrique Lucena Salomão, Nikolas Henrique de Paiva Silva e Júlio César Souza Silva.

Ainda segundo o governador, Dom está retornando para o presídio em que fugiu em , Minas Gerais.

Na época, apenas um dos detentos, Júlio Cezar, havia sido localizado dois dias após a fuga.

Relembre o caso

Quatro detentos deixaram o Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional), no último dia 20 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), após apresentarem ordens de soltura fraudulentas. Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os criminosos fizeram uso fraudulento de credenciais legítimas de acesso, obtidas de forma ilícita.

“As ordens fraudulentas foram identificadas em menos de 24 horas, devidamente canceladas, com restauração dos mandados prisionais, além do imediato acionamento dos órgãos de estaduais e federais para a recaptura dos foragidos, com determinação expressa para a rigorosa apuração dos fatos”, informou o CNJ por meio de nota.

O Conselho esclareceu ainda que não houve invasão ou violação estrutural aos sistemas judiciais por meio de hackers. Afirmou que não há, até o momento, qualquer indício de falha sistêmica ou do envolvimento funcional de servidores.

A SEJUSP, (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) também se manifestou, por meio de nota, informando que o ocorrido está sendo apurado administrativamente, com instauração de procedimentos internos, além dos encaminhamentos para as investigações no âmbito criminal.

Mandados de prisão contra os quatro indivíduos foram expedidos pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

*Sob supervisão de AR.

📰 Leia a matéria completa no site original CNN Brasil

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!