Governo Trump começa a demitir funcionários federais

Governo Trump começa a demitir funcionários federais

Entre 4 mil e 5 mil servidores devem ser demitidos apenas hoje, em um movimento inédito na história do país

EFE/EPA/SAMUEL CORUM /
Washington (), 08/05/2025.- O presidente dos , Donald , responde a perguntas após assinar uma ordem executiva estabelecendo uma força-tarefa para supervisionar os Jogos Olímpicos de 2028 no South Court Auditorium da Casa Branca, em Washington, DC, EUA, em 5 de agosto de 2025. A força-tarefa ajudará na coordenação entre autoridades com a cidade de Los Angeles, LA28, e o federal enquanto se preparam para os Jogos Olímpicos de 2028. EFE/EPA/SAMUEL CORUM / PISCINA

O governo do presidente  iniciou nesta sexta-feira (10) uma onda de demissões em de funcionários federais em meio à paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que já dura dez dias. A foi divulgada pelo Washington Post e confirmada por fontes da administração americana.

De acordo com o jornal, entre 4 mil e 5 mil servidores devem ser demitidos apenas hoje, em um movimento inédito na história do país. Esta é a primeira vez que um presidente norte-americano utiliza o fechamento temporário do governo para reduzir permanentemente o quadro de funcionários federais.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais no seu WhatsApp!

O corte atinge servidores de diversas agências, incluindo o Departamento de Educação, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Departamento de Energia e a Agência de Proteção Ambiental (EPA). Segundo o Washington Post, o plano foi confirmado por Russell Vought, diretor do Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca. Ele afirmou que a medida é consequência direta da falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o orçamento federal de 2026.

Atualmente, o governo conta com cerca de 2 milhões de funcionários públicos federais, e aproximadamente 850 mil a 950 mil já haviam sido afetados pela paralisação. Os estados mais impactados pela medida devem ser Califórnia, Maryland, Virgínia, Colorado e Washington D.C.. A expectativa é que novas demissões ocorram a partir da próxima segunda-feira (13), com outras agências federais sendo atingidas.

O impasse orçamentário, que provocou o chamado shutdown, mantém serviços públicos paralisados e milhares de trabalhadores sem remuneração. Até o momento, não há sinal de um acordo entre o Congresso e a Casa Branca para encerrar a crise.



Fonte: Jovem Pan

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!