Governo mobiliza mais de oito mil agentes para segurança no Carnaval de 2026

Governo mobiliza mais de oito mil agentes para segurança no Carnaval de 2026

A Secretaria de Estado da Pública (SSP-MA) mobilizará nesta semana mais de oito mil agentes para garantir a segurança da população durante as festividades carnavalescas em .

A Operação Carnaval do 2026 ocorrerá entre os dias 13 à 18 de fevereiro atuando por toda a capital, principalmente nos circuitos da Litorânea (Vem Pro Mar), Centro, Madre Deus e Passarela do , no Anel Viário (19 a 22/02).

Equipes da Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, setores de Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA) e da Força Estadual, estarão nessa patrulha ostensiva para garantir a segurança dos foliões, com de câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial.

A intensa segurança nos circuitos carnavalescos não irá afetar as rondas de policiamento ostensivos nos bairros da capital maranhense.

De acordo com a SPP-MA, serão empregadas cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves do CTA, que realizarão sobrevoos contínuos para patrulhamento aéreo, monitoramento e apoio às equipes em terra, especialmente em áreas com grande concentração de público.

Esquema estratégico

Nos circuitos do Carnaval do Governo do Maranhão estarão mais de 4 mil policiais e bombeiros atuando nas regiões.

Na Avenida Litorânea, o policiamento será realizado de forma integrada, com atuação a pé, motorizada e montada, além da instalação de torres de observação ao longo do circuito. Haverá patrulhamento móvel nas vias de acesso, no entorno dos banheiros públicos e acompanhamento de equipes policiais dos trios elétricos durante os percursos.

A Cavalaria da também atuará na faixa de areia da praia, que contará ainda com patrulhamento por quadriciclos, ampliando a cobertura de segurança na orla e nas áreas adjacentes aos eventos.
A Polícia Civil terá base instalada no circuito Vem Pro Mar, além de reforçar o efetivo para atuação preventiva. Em São Luís, os plantões das delegacias Cajazeiras e Cohatrac também terão reforço para atender demandas durante o período carnavalesco.

O Corpo de Bombeiros Militar atuará com equipes de prontidão e todo o aparato necessário para ações preventivas, tanto nos circuitos quanto na faixa de areia, garantindo atendimento rápido em situações de emergência.

Pós-carnaval no interior do Maranhão
Além da capital, a Operação Carnaval do Maranhão 2026 também garante reforço da segurança em parceria com as prefeituras municipais em com tradição em grandes festas, como Imperatriz, , Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Barreirinhas, entre outras.

O esquema de segurança também será mantido nos eventos de Lava-Pratos realizados em São José de Ribamar, Imperatriz, Praia de Araoca (Guimarães) e no tradicional Micarroças, no município de Rosário.

Canais de denúncias

A Secretaria de Estado da Segurança Pública mantém canais permanentes para acionamento das forças de segurança:

190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops)

193 – Corpo de Bombeiros Militar

199 – Defesa Civil Estadual

181 – Disque-Denúncia Maranhão

App Salve Maria Maranhão – para casos de violência contra a mulher

📰 Leia a matéria completa no site original difusoranews.com

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!