A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão apura a morte de mais de 20 siris encontrados nos últimos dias em um trecho da Lagoa da Jansen, em São Luís. Técnicos do órgão realizaram vistoria no local nesta quinta-feira (22) e coletaram amostras da água para análise.
Os animais foram localizados às margens da lagoa, em área com acúmulo de resíduos sólidos, como restos de alimentos, plásticos e objetos descartados. Durante a vistoria, a equipe técnica identificou a presença de lixo espalhado pela região, o que levou à coleta de material para exames físico-químicos e bacteriológicos.
Segundo a Secretaria, os resultados das análises laboratoriais devem ser divulgados em até uma semana. Até o momento, a causa da morte dos siris não foi confirmada. Os animais não foram recolhidos para análise direta, uma vez que o órgão informou não dispor de equipe especializada para esse tipo de procedimento.
Representantes da Associação Amigos da Lagoa da Jansen relataram que já encaminharam solicitações ao poder público pedindo ações de melhoria e preservação da área, mas afirmam que não obtiveram retorno efetivo até o momento.
Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente informou que mantém atividades contínuas de monitoramento e fiscalização ambiental no Parque da Lagoa da Jansen e que adotará as providências cabíveis após a conclusão das análises da água coletada.
Fonte: Jornal Pequeno




