Nesta quinta-feira (12), as Forças de Segurança do Estado realizaram vistoria técnica no circuito oficial da Avenida Litorânea, o Vem Pro Mar, para garantir que a estrutura esteja preparada para receber os foliões entre os dias 13 e 17.
Participaram da inspeção os secretários de Segurança Pública, Maurício Martins, e de Turismo, Socorro Araújo; o secretário-adjunto de Cultura, Abimael Berredo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo; o delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida Neto; e o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ribeiro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), entre 2,5 milhões e 3 milhões de pessoas devem passar pelo circuito Vem Pro Mar ao longo dos cinco dias de programação.
“Durante o pré-Carnaval, tivemos um público médio de 400 mil pessoas. Em um único dia, 650 mil foliões vieram para o circuito. Portanto, para o Carnaval, as expectativas são ainda melhores. Esperamos uma média de 500 mil pessoas por dia”, destacou Abimael Berredo.
A programação oficial começa nesta sexta-feira (13), às 17h, com a banda Chicabana. Ao todo, serão 15 atrações nacionais e 10 trios elétricos desfilando pela Avenida Litorânea durante o período carnavalesco.
“É uma programação pensada para atrair o maior número possível de foliões, levando alegria e entretenimento para o público”, pontuou Berredo.
A secretária de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou que o Governo do Maranhão estruturou o circuito para garantir conforto, segurança e uma boa experiência aos visitantes.
“Quando viajamos, queremos ser bem recebidos desde o desembarque no aeroporto até a volta. Aqui no Maranhão, organizamos uma estrutura que vai garantir conforto e segurança aos turistas, além de uma programação com grandes nomes da música nacional e artistas tradicionais do Maranhão.”
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um planejamento estratégico para assegurar tranquilidade tanto no circuito Vem Pro Mar quanto nos demais circuitos da Grande Ilha e do interior.
“Quem for aos circuitos para se divertir ou trabalhar pode ficar tranquilo. Teremos toda a estrutura de segurança do Governo do Maranhão à disposição, sem comprometer o policiamento do dia a dia. Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo garantirão o Carnaval mais seguro do Brasil”, afirmou Maurício Martins.
Durante a vistoria, foi apresentado o funcionamento da central de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), com câmeras equipadas com reconhecimento facial, além do uso de drones, inclusive com recursos sonoros, e aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA).
O delegado-geral Manoel Almeida Neto reforçou a importância do programa Meu Celular de Volta, que já possibilitou a recuperação de aparelhos roubados ou furtados.
“A Polícia Civil terá uma base na Avenida Litorânea para registro de ocorrências. No caso de celular furtado, é fundamental que o folião tenha anotado o número do IMEI. Caso não saiba no momento, deve registrar a ocorrência e informar o número posteriormente.”
Haverá ainda reforço nos plantões e policiais à paisana atuando entre os foliões.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo, garantiu que camarotes e demais estruturas estão regularizados.
“Analisamos o cumprimento de todas as normas técnicas. Durante a programação, nossas equipes estarão no circuito prontas para atender qualquer ocorrência, inclusive incidentes no mar.”
A Operação Carnaval Seguro 2026 mobiliza mais de 8 mil agentes em todo o Maranhão. Em São Luís, cerca de 4 mil policiais e bombeiros atuarão diretamente no reforço operacional.
O policiamento contará com:
- Patrulhamento a pé, em viaturas e motocicletas
- Atuação da Cavalaria na faixa de areia
- Quadriciclos na orla
- Pontos elevados de observação
- Revista para impedir entrada de armas
- Patrulhamento nas vias de acesso e entorno dos banheiros públicos
- Acompanhamento dos trios elétricos
Uma base do CIOPS foi instalada na Avenida Litorânea, com 30 câmeras de reconhecimento facial em operação contínua.
Além da capital, o reforço operacional chegará a municípios com tradição carnavalesca, como Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim e Barreirinhas.
Também haverá policiamento reforçado no Lava-Pratos de São José de Ribamar e Imperatriz, na Praia de Araoca (Guimarães) e no tradicional Micarroças, em Rosário.
Com estrutura ampliada, tecnologia de ponta e integração entre as forças de segurança, o Maranhão se prepara para mais uma edição histórica do Carnaval 2026.
Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: O Imparcial




