A Sociedade Recreativa Favela do Samba organiza, neste domingo (8), a partir das 17h, uma grande festança carnavalesca em sua quadra, na Avenida dos Africanos, no bairro Sacavém, na capital maranhense. O destaque da programação é a participação especial do intérprete Emerson Dias, um dos principais nomes do samba-enredo nacional na atualidade.
O evento reúne samba e outros ritmos carnavalescos, com apresentações de baterias de escolas de samba, blocos tradicionais, grupos de pagode e um desfile especial com fantasias das alas que integrarão o desfile oficial da escola em 2026. A entrada é gratuita.
Atualmente, Emerson Dias é intérprete da Acadêmicos de Niterói, escola que levará para a Marquês de Sapucaí, este ano, um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Complementam a programação as baterias da Império Serrano e da Marambaia e, ainda, os blocos tradicionais Os Brasinhas e Os Apaixonados.
Projeto carnavalesco de 2026
Durante a festança, a Favela do Samba também reforça a mobilização em torno do seu projeto para o Carnaval 2026, que terá como enredo “Nelinha do Babaçu: da menina que buscava fogo à mulher que trouxe sonhos, esperança e fé”, uma homenagem à Nelinha do Babaçu e às quebradeiras de coco da Maranhão.
O presidente da escola, Euclides Moreira Neto, explicou que o projeto prevê 14 alas, além dos quesitos obrigatórios, e destacou as dificuldades enfrentadas para viabilizar o desfile.
“Os recursos são insuficientes e os preços estão muito altos. O comércio local não se preparou para atender à grande demanda do carnaval, o que nos obriga a buscar materiais em outras praças, encarecendo ainda mais o projeto”, afirmou.
Ele também lamentou a falta de maior valorização das manifestações culturais locais.
“Falta sensibilidade de parte do poder público, que prefere investir em atrações nacionais com valores muito acima da nossa realidade, em vez de fortalecer as tradições culturais da cidade”, disse.
Uma das alas que tem despertado maior interesse é a “Mais Você”, que faz referência à participação de Nelinha do Babaçu no programa apresentado por Ana Maria Braga, na TV Globo.
Fonte: O Imparcial




