Campeão da Série A2 em 2025, título que garantiu o acesso à elite em 2026, o Capivariano é a grata surpresa da temporada no Campeonato Paulista.
O time terminou a primeira fase em 7º lugar, com 13 pontos – à frente do Santos, e vai disputar as quartas de final. É a primeira vez na história que o time do Interior disputa o mata-mata do Estadual.
Estratégia para a Série A1
O Capivariano se tornou uma SAF em 2024, desde então, entrou em um processo de modernização da gestão e infraestrutura. Uma das decisões tomadas pela diretoria foi não disputar a Copa Paulista após o título da A2 em 2025.
A ideia era concentrar todos os esforços na campanha do Paulistão deste ano. Segundo a imprensa regional, uma análise financeira fez com que o time abrisse mão do calendário durante todo o ano passado, para que pudesse investir em adequações no de infraestrutura e no estádio Carlos Colnaghi.
O gramado da casa do Capivariano que havia sido alvo de críticas em 2025 foi trocado pela Prefeitura, e também foram feitas reformas nos vestiários, salas de arbitragem e departamento médico, etc.
Além da estrutura, a diretoria garantiu um número considerável de reforços para o torneio. Foram 22 jogadores contratados, incluindo Felipe Azevedo, ídolo do América-MG e peça-chave na classificação deste domingo, de 38 anos.
Torcida do Capivariano comemorando a classificação com os jogadores.
Fantástico demais. ❤️🦁🤍
📷: Gabriel Azevedo pic.twitter.com/D1J0MAZAEr
— Portal do CAPIVARIano (@p_capivariano) February 16, 2026
Foco na 8ª rodada
A campanha na primeira fase do Paulistão não foi irretocável. Após uma derrota por 4 a 0 na estreia para o São Bernardo, o time conseguiu embalar uma sequência de três jogos sem perder.
Aí vieram os resultados ruins. Tropeçou contra o Primavera-SP, foi goleado pelo Corinthians na 6ª rodada por 3 a 0, e acabou caindo para a 12ª colocação, longe da zona de classificação para o mata-mata.
O Capivariano precisou “saber sofrer”, e se recuperou com uma vitória essencial contra o Mirassol, nova força do interior Paulista. A última rodada acrescentou uma pitada dramática à história.
Drama nos minutos finais
Na oitava rodada, até minutos finais do segundo tempo, Capivariano e Botafogo empatavam por 0 a 0 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O time jogava com um a menos desde os 29 minutos do segundo tempo, quando Leonan recebeu cartão vermelho direto após entrada dura em Everton Morelli. O resultado dava a vaga nas quartas ao Garani, que enfrentava o Palmeiras.
Mas, aos 50 minutos, já nos acréscimos, Felipe Azevedo se aproveitou de um rebote do goleiro Victor Souza após chute de Ravanelli para garantir o gol, a vitória, e a vaga histórica para Capivari.
Parada dura pela frente
O adversário do Capivariano nas quartas de final do Campeonato Paulista é o Palmeiras, que terminou a fase de liga em segundo lugar, na Arena Barueri.
Os jogos devem acontecer entre os dias 21 e 22 de fevereiro. O anúncio da Federação Paulista deve acontecer no início desta próxima semana.
Antes que alguém coloque o Palmeiras como favorito absoluto: pic.twitter.com/3vkR2oi71S
— Portal do CAPIVARIano (@p_capivariano) February 16, 2026
Veja os classificados às quartas de final:
- Novorizontino
- Palmeiras
- Red Bull Bragantino
- Portuguesa
- Corinthians
- São Paulo
- Capivariano
- Santos
Veja os confrontos das quartas de final:
- Novorizontino x Santos
- Palmeiras x Capivariano
- Red Bull Bragantino x São Paulo
- Portuguesa x Corinthians




