Os desfiles oficiais do Carnaval de São Luís começam nesta quinta-feira (19) e seguem até domingo (22), na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário. A programação reúne apresentações de tambor de crioula, blocos organizados, blocos tradicionais dos grupos A e B e escolas de samba da capital.
O desfile das escolas de samba será realizado na sexta-feira (20) e no sábado (21), sempre a partir das 22h. A entrada nas arquibancadas é gratuita. Já os ingressos para os camarotes, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), estão sendo comercializados pela plataforma oficial Meaple, para os quatro dias de evento.
Quinta-feira (19)
A abertura da programação contará com apresentações de tambor de crioula nas proximidades da passarela, a partir das 18h, com grupos como Proteção de Santo Antônio (Mãe Duca), Mestre Leonardo, Brilho de São Benedito (Maria Sardinha) e Cravo e Rosa.
Em seguida, a partir das 19h30, desfilam os blocos organizados, com destaque para Vinagreira do Samba, Os Gorgeadores, Unidos do Porto Grande, Vila Embratel II, Os Cobras nas Estrelas, Mocidade de Fátima e Dragões da Madre Deus, entre outros.
Sexta-feira (20)
A sexta começa às 18h com tambor de crioula e, na sequência, entram na avenida os blocos tradicionais do grupo B, como Os Diplomáticos, Os Vingadores, Os Guardiões, Magnatas Show e Os Lobos.
À noite, desfilam as escolas de samba: Mocidade da Ilha (22h às 23h), Terrestre do Samba (23h15 à 0h15), Império Serrano (0h30 à 1h30), Turma da Mangueira (1h45 às 2h45) e Favela do Samba (3h às 4h).
Sábado (21)
No sábado, o tambor de crioula abre a programação às 18h. Os blocos tradicionais do grupo B entram na passarela a partir das 17h, com agremiações como Companhia do Ritmo, Os Falcão de Prata, Renovação do Ritmo e Dragões da Liberdade.
As escolas de samba que desfilam na segunda noite são Túnel do Sacavém (22h às 23h), Unidos de Fátima (23h15 à 0h15), Marambaia (0h30 à 1h30), Turma do Quinto (1h45 às 2h45) e Flor do Samba (3h às 4h).
Domingo (22)
O encerramento contará com apresentações de tambor de crioula a partir das 17h. À noite, desfilam os blocos tradicionais do grupo A, como Os Baratas, Vinagreira Show, Os Guerreiros do Ritmo, Os Trapalhões, Os Tropicais do Ritmo, Os Vampiros e Os Indomáveis Show.
Enredos 2026
As escolas maranhenses levam para a avenida temas que valorizam cultura, religiosidade, meio ambiente e protagonismo feminino. Entre os destaques estão:
- Turma do Quinto: Na Turma do Quinto o Reggae é a Lei
- Favela do Samba: A História de vida de Nelinha Babaçu e as Quebradeiras de Coco
- Flor do Samba: Entre o Ventre e a Flor: Mulheres, Mitos e Deusas
- Unidos de Fátima: Lençóis Maranhenses
- Império Serrano: Mangue Que te Quero Verde
- Terrestre do Samba: Oké Arô Oxóssi
- Marambaia: Dos Tempos dos Primórdios à Interatividade – A Comunicação
- Túnel do Sacavém: Xangô
A expectativa é de que milhares de foliões acompanhem os quatro dias de desfiles, consolidando a Passarela do Samba como um dos principais palcos do Carnaval maranhense.
Fonte: O Imparcial




