A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (26) uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Butantan-DV é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única e é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi.
A aprovação foi baseada pelos resultados de estudos de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, em que o imunizante foi aprovado, a vacina demonstrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.
Além da Butantan-DV, outra vacina contra a dengue está aprovada e disponível no Brasil: a QDenga, produzida pelo laboratório Takeda. A seguir, veja a diferença entre elas e como cada imunizante funciona.
QDenga
A vacina QDenga é produzida com os vírus da dengue atenuados, ou seja, com a capacidade de causar doença diminuída. Em ensaios clínicos, o imunizante foi capaz de prevenir a infecção causada pelos quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Após 54 meses do término do esquema, a eficácia apresentada nos estudos foi de 63% contra doença sintomática de qualquer gravidade e de 85% contra internação.
A QDenga é indicada para crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue.
O esquema de vacinação é feito com duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma. A vacina pode ser encontrada nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e nos serviços privados de vacinação, para pessoas entre quatro e 60 anos.
A vacina é contraindicada em casos de:
- Alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina;
- Gestantes;
- Mulheres amamentando;
- Imunodeficiências primárias ou adquirida, incluindo terapias imunossupressoras;
- Pessoas que vivem com o vírus HIV, sintomáticas ou assintomática, quando acompanhado por evidência de função imunológica comprometida.
Butantan-DV
A vacina Butantan-DV é a primeira do mundo contra a dengue em dose única. A aprovação do imunizante pela Anvisa foi sustentada pelos resultados de cinco anos de estudo. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.
O imunizante é composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue e se mostrou eficaz tanto em pessoas com infecção prévia (soropostivas) como naquelas que nunca tiveram a doença (soronegativas).
Inicialmente, a vacina está aprovada para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. Com o parecer favorável, o imunizante deverá ser incluído no PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O início da vacinação e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.
Por que há alta de dengue todos os anos? Entenda os fatores
Fonte: CNN Brasil




