A antiga e notória rivalidade entre Dave Mustaine e o Metallica, uma das mais duradouras e comentadas da história do Heavy Metal, voltou ao centro do debate nos últimos dias com o lançamento do último disco do Megadeth, que inclui uma versão de “Ride the Lightning”.
A rixa remonta ao início dos anos 1980, quando Mustaine foi demitido da banda pouco antes da gravação do álbum de estreia, Kill ‘Em All (1983), e posteriormente fundou o Megadeth. Desde então, disputas sobre autoria, créditos e direitos autorais marcaram a relação entre as partes, mesmo décadas após o sucesso mundial de ambas as bandas.
Em entrevista recente para a revista Classic Rock, Dave explicou em detalhes por que a versão expandida da demo de 1982 do Metallica, No Life ‘Til Leather, planejada anteriormente, ainda não foi lançada.
Segundo Mustaine, a questão ficou difícil justamente por conta de desacordos antigos envolvendo créditos de composição, ponto sensível que simboliza a ruptura entre ele e seus ex-companheiros de banda, Lars Ulrich e James Hetfield.
No papo, ele explicou que essa foi a última conversa longa com o ex-companheiro de banda e disse que, devido a tudo isso, o papo não acabou bem (via Blabbermouth):
“Eu compus toda a letra de ‘Phantom Lord’, toda a letra de ‘Metal Militia’, todas as letras de ‘Jump In The Fire’ e ‘The Mechanix’. E eu escrevi as letras de ‘Jump In The Fire’ e ‘The Mechanix’. Então, façam as contas: se eu compus a música e o James escreveu a letra, o crédito seria 50% meu e 50% do James.
Bem, não foi isso que aconteceu quando eu saí. O James e o Lars decidiram dar ao Lars uma porcentagem das músicas em que ele não escreveu nada, e isso aconteceu com todas as quatro músicas. Isso foi um alívio para mim daqui para frente com o Metallica, em qualquer projeto, porque, sabe, simplesmente não era justo. Vocês têm mais dinheiro que Deus, por que têm que pegar o meu dinheiro?
Então, o James me ligou e disse: ‘Ei, cara, queremos lançar esse negócio de ‘No Life ‘Til Leather’ e queremos resolver toda essa questão da publicação, mas, sabe, a gente não lembra direito o que aconteceu.’ E eu disse: ‘Bom, porque eu lembro. Eu lembro o que aconteceu e posso ajudar com isso.’ E aí a conversa mudou de rumo. O James disse: ‘Bem, não foi assim que fizemos.’ E eu respondi: ‘Bem, James, honestamente, existem três maneiras de ver isso: a sua maneira, a minha maneira e a verdade, que é uma combinação das duas.’ E essa foi a última vez que conversamos.”
Chato, né?
Dave Mustaine e James Hetfield não se entenderam por causa de fita demo
No Life ‘Til Leather chegou ao mercado apenas como uma edição limitada em cassete para o Record Store Day em abril de 2015, disponível exclusivamente em lojas de discos independentes. A edição incluía cópias da arte da capa da demo original, pertencentes ao baterista Lars Ulrich, além de sua caligrafia.
Na época, o Metallica também prometeu que edições expandidas da demo, que nunca havia sido comercializada, seriam lançadas em CD, vinil e em um box de colecionador. A fita de sete músicas foi gravada com a primeira formação da banda que se apresentou ao vivo como Metallica, incluindo Ulrich, o guitarrista/vocalista James Hetfield, o guitarrista solo Dave Mustaine e o baixista Ron McGovney.
Vale lembrar que as gravações originais foram financiadas por Kenny Kane, dono da gravadora High Velocity, com o objetivo de lançá-las como um EP em 1982. Ouça a versão não oficial de No Life ‘Tl Leather logo abaixo!
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!
📰 Leia a matéria completa no site original TMDQA!




