Conheça as Atrizes com Mais Indicações ao Oscar nos últimos 10 anos

Conheça as Atrizes com Mais Indicações ao Oscar nos últimos 10 anos

Começou as torcidas pelos nossos filmes e atores preferidos no . E começou também a maratona dos cinéfilos, correndo atrás de todos os indicados que ainda não assistiram. A divulgação dos indicados ocorreu essa semana, na última quinta-feira, dia 22 de janeiro, mas a cerimônia do Oscar em si, que irá revelar os vencedores, ocorre no dia 15 de março.

Aqui no CinePOP você conhece todos os indicados, assim como variadas matérias com o tema do Oscar. Essa aqui é mais uma. Para entrar no clima do maior prêmio da sétima , que tanto amamos, achamos que seria divertido dar uma olhada nos atores mais prestigiados da atualidade, na opinião dos próprios companheiros de profissão. Para chegar a tal resultado, conheceremos abaixo as atrizes com mais indicações ao Oscar nos últimos 10 anos. E podemos dizer que a média feminina é melhor que a masculina. Essas não são as melhores atrizes de todos os tempos, mas as melhores em atividade nesta década – segundo a opinião dos membros da Academia. Confira.

Alguém duvida que quando estiver mais velha, Emma Stone terá uma carreira parecida com a de Meryl Streep? A jovem atriz é um fenômeno junto à Academia, e possui nada menos que quatro indicações nos últimos 10 anos. A primeira delas, é claro, foi em ‘La La Land‘ (2017), que a rendeu o prêmio de melhor atriz. Dois anos depois, chegava com uma indicação coadjuvante por ‘A Favorita‘ (2019). Em 2024, foi a vez de mais uma estatueta pelo filme ‘Pobres Criaturas‘, como protagonista. Este ano, Stone disputa outra estatueta como protagonista por ‘Bugonia‘.

Muito se fala em Meryl Streep e em Frances McDormand. Agora, Emma Stone mostra que tem potencial para ser uma das maiores. Mas e quanto a Olivia Colman? Uma das atrizes mais subestimadas, Colman é uma verdadeira força da , e possui três indicações ao Oscar na última década. A primeira, veio logo com a vitória como protagonista por ‘A Favorita‘ (2019). Em 2021 ela emendou com uma indicação como coadjuvante por ‘Meu Pai‘. Logo no ano seguinte, em 2022, seria lembrada de novo, como protagonista por ‘A Filha Perdida‘.

Falando no diabo, Meryl Streep pode ser a referência de melhor atriz, pois tem o recorde de indicações na história do cinema; mas Frances McDormand possui o melhor rendimento entre as atrizes, pois possui nada menos que três estatuetas como protagonista – duas delas na última década. Ou seja, as duas nomeações de McDormand na década, renderam vitórias: por ‘Três Anúncios para um Crime‘ (2018) e ‘Nomadland‘ (2021). Qual será a próxima?

Seguindo de perto, temos outro monstro da atuação. Viola Davis é um grande talento da atualidade. Talvez a atriz negra de maior prestígio hoje. Ela possui duas nomeações na última década: a primeira, que resultou em vitória, como coadjuvante por ‘Um Limite Entre Nós‘ (2017). E depois, em 2021, como protagonista, por ‘A Voz Suprema do Blues‘ – último filme do saudoso Chadwick Boseman.

Agora chega na lista uma atriz que realizou um feito igualado por poucos na história do Oscar. São ao total outros onze atores/atrizes, incluindo nomes como Al Pacino, Sigourney Weaver, Julianne Moore e Cate Blanchett. Scarlett Johansson é a atriz mais jovem a adentrar este seleto grupo dos artistas indicados no mesmo ano por filmes diferentes, nas categorias de protagonista e coadjuvante. Demorou para Scarlett ser indicada, mas quando foi, recebeu logo duas nomeações simultâneas. Elas foram como protagonista por ‘História de um Casamento‘, e como coadjuvante por ‘Jojo Rabbit‘ – ambas de 2020.

Agora chegamos nela. Sabíamos que ela viria, afinal não se pode ser a atriz mais vezes indicada ao Oscar, sem nomeações na última década. A “Streep-monster” possui vinte e uma indicações, e três vitórias (duas como protagonista e uma como coadjuvante). Na última década foram duas nomeações como protagonista, por ‘Florence: Quem é Essa Mulher?‘ (2017), seguida de ‘The Post – A Guerra Secreta‘ (2018). Será que vem mais uma no ano que vem por ‘O Diabo Veste Prada 2‘?

Por falar em atrizes que já deveriam ter levado seu Oscar, agora chega a britânica Carey Mulligan – que já entregou diversos trabalhos de qualidade, e foi indicada para dois Oscar só na última década. Ambas as indicações como protagonista. A primeira foi pelo provocativo ‘Bela Vingança‘ (2021) e depois pela biografia dirigida e estrelada por Bradley Cooper, ‘Maestro‘ (2024).

Cynthia Erivo exibiu um comportamento no mínimo bizarro na divulgação de ‘Wicked 2‘, ao lado de Ariana Grande. As cenas preocupantes quanto à de ambas, deixaram os fãs perplexos. No fim das contas, a sequência não foi indicada para um Oscar sequer, enquanto o original recebeu dez nomeações, incluindo uma de melhor atriz protagonista para Erivo em 2025. É preciso lembrar que ela já havia sido indicada como protagonista, pela biografia importante ‘Harriet‘ em 2020. Esperamos que a atriz se recupere e deixe a persona Wicked para trás.

Saorise Ronan é uma jovem atriz que terá sua estatueta muito em breve. Muito se fala de Timothée Chalamet, mas Ronan, aos 31 anos de idade já coleciona quatro nomeações ao Oscar. Duas apenas na última década. E ambas como protagonista: por ‘Ladybird: A Hora de Voar‘ (2018) e ‘Adoráveis ‘ (2020).

Agora chegamos a uma atriz que está atualmente indicada ao Oscar 2026, pela primeira vez como protagonista. Jessie Buckley é uma atriz íssima, que começa a ser revelada agora. Este ano, ela foi lembrada pelo drama ‘‘ – e é praticamente garantida de levar o prêmio. Quatro anos antes, ela havia sido nomeada como coadjuvante, ao viver a mesma personagem de Olivia Colman, em ‘A Filha Perdida‘ (2022).

Sabe quando falamos de atrizes como Saoirse Ronan ou Amy Adams quando falamos em injustiçadas? A veteraníssima Glenn Close diria para as duas: “segure minha ”. Isso porque a lendária intérprete possui nada menos que oito indicações em sua carreira, e nenhum vitória. Isso que é injustiça. Esperamos que ela receba uma estatueta antes de sua trajetória encerrar. Duas dessas ocorreram na última década: como protagonista por ‘A Esposa‘ (2019), e como coadjuvante por ‘Era uma Vez um Sonho‘ (2021).

Quando pensamos em Margot Robbie muitas coisas vem à mente. Sua beleza intocável, certamente. Também atuações memoráveis como em ‘O Lobo de Wall Street‘ e suas personagens icônicas como Barbie e Arlequina. Mas e quanto aos prêmios do Oscar? Você sabia que a estrela australiana possui duas indicações ao Oscar, e ambas na última década? A primeira foi como protagonista pelo ótimo ‘Eu, Tonya‘ (2018), e a segunda como coadjuvante pelo filme denúncia sobre sexual ‘O Escândalo‘, em 2020.

Michelle Williams é uma atriz que infelizmente não ouvimos falar muito nos últimos anos, ao menos não tanto quanto na década passada. Ela realmente anda afastada dos holofotes, embora tenha sido elogiada e indicada a prêmios pela minissérie ‘Morrendo por Sexo‘ (2025). Apesar de não lembrarmos, ela possui duas indicações ao Oscar na última década: a primeira faz um tempinho, como coadjuvante por ‘Manchester à Beira-Mar‘, a segunda, no entanto, é mais recente, como protagonista por ‘Os Fabelmans‘ (2023), a biografia de Steven Spielberg dirigida pelo próprio.

A havaiana Nicole Kidman parece estar em todo lugar ao mesmo tempo – e inclusive virou assunto entre os cinéfilos por seu excesso de trabalho. Mas a vencedora do Oscar justificou de uma forma muito digna, disse que sua presença em projetos gera empregos para muita gente. Sendo assim, continue trabalhando Nicole. Melhor ainda quando estes trabalhos rendem indicações para a atriz. No Oscar, só na última década ela recebeu duas nomeações: a primeira como coadjuvante por ‘Lion: Uma Jornada para Casa‘ (2018), também conhecido como “o filme do Google Earth”; e a segunda foi como protagonista por ‘Apresentando os Ricardos‘ (2022), no qual viveu a icônica humorista Lucille Ball, conhecida como Lucy.

Finalizando temos a simpática Octavia Spencer. Quando pensamos na atriz, sempre lembramos de seu desempenho vencedor do Oscar por ‘Histórias Cruzadas‘ (2012). Mas depois disso, Spencer ainda recebeu mais duas indicações, que aconteceram na última década. Ambas como coadjuvante. A primeira foi por ‘Estrelas Além do Tempo‘ (2017), filme importante sobre as mulheres negras que ajudaram no programa espacial americano, mas ficaram escondidas por bastante tempo. E depois pelo deliciosamente esquisito ‘A Forma da Água‘ (2018), de Guillermo del Toro.

author avatarauthor avatar
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior . A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando…

Fonte: CINEPOP

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Foto de Redação

Redação

Assessoria de comunicação da SLZ7

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!