O Carnaval não é apenas o cenário de uma festa; para o cinema, ele funciona como um organismo vivo que intensifica dramas, liberta desejos e suspende a realidade cotidiana. Filmes que escolhem a folia como pano de fundo exploram o contraste entre a euforia das ruas e a intimidade dos personagens, transformando o glitter e o suor em poderosos elementos narrativos. Confira 7 filmes que se passam no Carnaval:
Rio
O desenho animado que conta a história de araras azuis em extinção se passa no Rio de Janeiro. Na verdade o Rio 1, porque tem também o Rio 2 que se passa na Amazônia. Em uma das cenas acontece um desfile de escolas de samba na Marquês de Sapucaí e as cenas são incríveis!
Onde assistir: Disney Plus.
Pai em dobro


É a história de Vicenza (Maísa Silva), criada pela mãe em uma comunidade hippie. Ao completar 18 anos ela vai sozinha para o Rio de Janeiro para tentar descobrir quem é seu pai. Se hospeda no bairro de Santa Tereza e, em meio a muitos acontecimentos, o Carnaval está presente. Filme levinho e descompromissado.
Onde assistir: Netflix.
Orfeu


A história de amor entre a jovem Eurídice (Patrícia França) e o compositor de escola de samba Orfeu (Toni Garrido) se passa em uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Algumas cenas foram realmente gravadas na Marquês de Sapucaí, durante o desfile da Viradouro.
Lembro que gostei muito quando assisti. O roteiro é baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que já havia inspirado outro fime anteriormente, o ítalo-franco-brasileiro Orfeu Negro (1959).
Onde assistir: YouTube
Apaixonados – O Filme


Conta três histórias diferentes de casais que se conhecem durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Uma porta-bandeira e um médico. Uma moradora de comunidade e um homem rico que se conhecem em um bloco. E uma vendedora de cerveja e um gringo que está detestando a festa e louco para ir embora.
Teve cenas gravadas na quadra da escola Grande Rio, no desfile na Marquês de Sapucaí e também na Cidade do Samba. Daqueles filmes simples e leves de assistir.
Onde assistir: YouTube
Ó Paí, Ó


O Carnaval da Bahia é o pano de fundo desta comédia musical estrelada por Lázaro Ramos e por atores do Bando de Teatro Olodum, com trilha sonora coordenada por Caetano Veloso.
A história mostra os moradores de um cortiço no Pelourinho, região histórica de Salvador, e se passa no último dia da folia. Com muita música e momentos alegres, mostra também o contraste social da festa.
Onde assistir: Globoplay e YouTube.
Dona Flor e seus dois maridos


Inspirado no livro de Jorge Amado, já teve diferentes versões para o cinema e a televisão. Conta a história de Dona Flor, uma viúva que casa novamente, mas não consegue esquecer o ex-marido, Vadinho, que morreu durante o carnaval de rua em Salvador, fantasiado de baiana.
A folia é só mesmo o pano de fundo do início da história, com algumas cenas que mostram pessoas pulando, dançando e se divertindo.
Onde assistir: Globoplay
Trinta


Joãozinho Trinta foi um dos grandes carnavalescos (senão o maior) da história do Carnaval do Rio de Janeiro. O filme é baseado na história da vida dele, do anonimato ao sucesso, o homem antes do mito. Interpretado por Matheus Nachtergaele.
Onde assistir: YouTube ou Google Play (pago em ambos).
Fonte: O Imparcial




