Casa de Cultura Josué Montello lança edição de 50 anos de Os Tambores de São Luís

Casa de Cultura Josué Montello lança edição de 50 anos de Os Tambores de São Luís

Evento terá uma animada programação

A Casa de Josué Montello (CCJM) lança nesta quinta-feira (25) a edição de cinquenta anos do romance “Os Tambores de ”. A noite, que marca a reedição desse clássico da prosa maranhense, contará com uma animada programação cultural, no auditório Viriato Corrêa.

Na ocasião, haverá a apresentação de “O Encontro”, produção textual do escritor José Neres e encenação da atriz Linda Barros; logo em seguida, o público poderá apreciar o Tambor de Mina do terreiro de Iemanjá.

“Celebrar a reedição de Os Tambores de São Luís, cinquenta anos após sua publicação, reafirma a atualidade do romance de Josué Montello. A obra, que retrata a escravidão em declínio na segunda metade do século XIX, constrói um painel vivo das tensões históricas e humanas de uma sociedade em transformação — reflexões que ainda ecoam no presente. Por ser uma obra muito procurada pelo público leitor e que se encontra esgotada desde sua última edição, publicada em 2019, a reedição de Os Tambores de São Luís vem suprir uma lacuna importante. Nossa expectativa é oferecer ao leitor uma edição com a qualidade gráfica que o escritor, o livro e o público merecem”, afirma Joseane Souza, diretora da Casa de Cultura.

Para aqueles que desejam conhecer e adquirir a obra, o período de pré-venda se estende até esta quarta-feira (24) e a retirada do livro pode ser feita das 13h às 18h, na CCJM.

Memória viva de Josué Montello

Para marcar a data, um leque de ações vem sendo realizado ao longo de 2025, na Casa de Cultura Josué Montello. O calendário teve início em 03 de abril, com o lançamento da adaptação do romance para os quadrinhos, roteirizada pelo historiador Iramir Araújo e ilustrada por Rom Freire e Romildo Freire. O evento contou ainda com exposição dedicada à obra e a apresentação do Tambor de Mina do Terreiro de Iemanjá, reunindo grande público.

Em agosto, na XIV Semana Montelliana foi lançada a pré-venda da edição comemorativa da obra. No mesmo evento, a CCJM, aparato da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) apresentou o livreto “A Saga de Damião”, adaptação teatral escrita pela professora Martha , acompanhado da performance cultural do Boi d’Itapari, que homenageou o romance com a toada de 2025.

Também em agosto, ocorreu a exposição “Josué Montello e os Tambores de São Luís: 50 anos de memória literária”. Ao mesmo tempo, a Academia Maranhense de Letras lançou o Literário Melhores Obras 2025, destinado a valorizar a produção editorial do , com destaque para o Prêmio Josué Montello (melhor romance).

Serviço

    • Lançamento da edição de 50 anos do romance “Os Tambores de São Luís”
    • Quando: Quinta-feira (25), a partir das 18h.
    • Local: Auditório Viriato Corrêa, Casa de Cultura Josué Montello, Rua das Hortas 327, de São Luís (MA).

Fonte: Jornal Pequeno

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

Picture of Redação

Redação

Assessoria de comunicação da agência SLZ7. Uma empresa de desenvolvimento e marketing digital que oferece soluções estratégias e fortalecimento de marcas aumentando a presença online

publicidade

Veja mais

publicidade

error: Content is protected !!