Quatro escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro fizeram o segundo ensaio técnico na Marques de Sapucaí nesta sexta-feira (6). Os desfiles contaram com nomes como Juliana Alves, David BraziL, Dudu Nobre e mais.
Mantendo o planejamento, Acadêmicos de Niterói, Mocidade Independente de Padre Miguel, Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca atravessaram a passarela do samba mostrando uma prévia do que o público poderá acompanhar ao longo de três noites: 15, 16 e 17 de fevereiro – quando os desfiles oficiais acontecem.
Por dentro dos enredos
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói leva a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil!”, narrando sua trajetória desde a infância como retirante até a liderança sindical e a presidência da República.
Logo na sequência, é a vez da Estrela Guia de Padre Miguel, que faz uma homenagem à eterna rainha do rock brasileiro com o enredo “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade”, prometendo um desfile irreverente que celebra a rebeldia, a vanguarda musical e o espírito independente da artista que marcou gerações.
A tradicional verde e rosa apresentará o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, em homenagem ao amapaense Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca, celebrando seu legado como curandeiro, o conhecimento das ervas medicinais e ancestralidade afro-indígena da região norte do país.
Encerrando a noite, a escola do Borel aposta no enredo literário “Carolina Maria de Jesus”, exaltando a genialidade da autora de Quarto de Despejo e destacando sua força para transformar a escassez em poesia visceral, dando voz aos invisibilizados e reafirmando o poder da palavra.




