Faltam poucos dias para a festa começar e o sambódromo do Anhembi abrir suas portas para milhares de foliões. O desfile do Grupo Especial acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, enquanto o Grupo de Acesso 1 se apresenta no dia 15 de fevereiro.
SP: grupo lista falhas após confusão de blocos e alerta para riscos
A folia começa cedo, com os portões abertos às 19h, e a festa segue por quase 12 horas a cada noite, com sete escolas desfilando por vez. O espaço, que reúne mais de 30 mil pessoas entre arquibancadas e camarotes, exige um bom planejamento para garantir uma experiência confortável – desde a chegada até a alimentação e bebidas.
Para aproveitar ao máximo os desfiles, confira nosso manual de dicas para curtir os momentos de folia com muito mais facilidade:
O que pode levar:
- Mochila
- Capa de chuva
- Bandeira sem mastro
- Alimentos não perecíveis, industrializados devidamente lacrados (como biscoitos, barra de cereais etc), frutas cortadas e acondicionada em embalagem transparente e não rígida (tipo Zip Lock), como limite de até 3 itens por pessoa, para evitar o comércio ambulante. Quantidades maiores serão descartadas na entrada do evento.
O Sambódromo também oferece bebedouros, proporcionando água potável para o público.
O que não pode levar:
- Garrafas rígidas de qualquer gênero ou tamanho, exceto garrafas de plástico para consumo de água, sem tampa (segurança podem retirar tampa);
- Embalagens rígidas e com tampa;
- Copos térmicos, de vidro ou metal;
- Latas em geral;
- Cadeiras e banquinhos;
- Guarda-chuvas, objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes;
- Armas de fogo ou armas brancas (facas, canivetes, etc);
- Fogos de artifício;
- Objetos de vidro, plástico rígido, metal ou madeira;
- Bebidas de qualquer natureza, salvo se acondicionado em copo descartável;
- Materiais inflámaveis e corrosivos;
- Sprays;
- Ponteiros de laser ou outros dispositivos emissores de luzes
Para pessoas que tem dietas especiais, desde que observadas as recomendações elencadas no intem anteriro, não há qualquer objeção. No caso de crianças, o acesso está condicionada às diretrizes da Portaria expedida pela Vara da Infância e Juventude (crianças menores de 6 anos não são permitidas; de 6 a 12 anos somente com acompanhamento integral dos pais; e de 13 a 17 anos com acompanhamento de um maior responsável).
A proibição de latas e garrafas no recinto tem como objetivo a segurança e integridade física do público (bebidas servidad no local são despejados em copos descartáveis de plático ao serem servidas).
Praça de alimentação
O Distrito Anhembi dedicou o Pátio Elis Regina como uma praça de alimentação com diversas opções para o público se alimentar durante a festa. Confira as marcas que estarão vendendo no local:
- QS Food Service
- Hot N’ Tender
- Rei do Mate
- Domino’s
- Popcorn
- Cerveja Eisenbahn
- Mr. Dream Churros
- Açaí Fruta Brasileira
- Casa Bauducco
- Johnny Rockets
Como chegar
De táxi ou carro de aplicativo
O distrito do Anhembi recomenda que o embarque e desambarque seja feito próximo à Ponte da Casa Verde com a Av. Braz Leme, e o passageiro fará uma pequena caminhada até o portão da entrada.
De metrô
Nos dias 13 e 14, as estações de metrô Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha) – aproximadamente 4,5 km e Portuguesa-Tiête (Linha 1 – Azul) – aproximadamente 1,5 km ficam abertas 24h para embarque e desembarque e as demais estações funcionam para transferência e desembarque.
De ônibus
Nos dias dos desfile, a SP Trans disponibiliza duas linhas especiais para o atendimento exclusivo do Sambódromo, saindo das estações de metro Palmeiras-Barra Funda e Portuguesa-Tiête (pagamento em dinheiro ou Bilhete Único). Também é possível usar as linhas noturnas da cidade.
De carro
Acesse pelo portão 05 e 07, com entrada pela Rua Marechal Leitão de Carvalho para o estacionamento do Distrito Anhembi, saiba valores e horários aqui. Devido aos desfiles, a Av. Olavo Fontoura fica interdidata para circulação dos carros alegóricos.




